“É a demonstração do cuidado e da preocupação que a entidade tem com a advocacia”. Com essas palavras, o advogado Alaôr dos Santos Bettega, de Porto Alegre, definiu a ação da OAB/RS e da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS) que está ofertando equipes de limpeza para o pronto reestabelecimento dos escritórios de advocacia atingidos pelas inundações do Rio Grande do Sul.
O escritório de Alaôr, que está localizado no bairro Menino Deus, foi tomado pela água. “Mesas, cadeiras, arquivos, armários, computadores: tudo foi atingido”, diz Bettega, que tem quase 50 anos de serviços prestados à advocacia.
A ação de limpeza dos escritórios faz parte da segunda fase do programa de acolhimento lançada, na quarta-feira (5), pela Ordem gaúcha e pela CAARS em prol dos advogados e advogadas que tiveram suas casas e/ou escritórios atingidos pelas inundações. O serviço pode ser solicitado pelo canal de acolhimento à advocacia no WhatsApp: (51) 99503-3339.
Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o auxílio neste momento de crise reforça o compromisso da entidade com a advocacia. “A Ordem tem como premissa básica o amparo e a assistência aos advogados e às advogadas. Em um momento como esse, não poderia ser diferente. Queremos garantir o princípio da dignidade da pessoa humana, além de oferecer estruturas para que o advogado e a advogada possam retomar seu trabalho em condições adequadas”, pontua.
Recomeço
Apesar das dificuldades, após a limpeza do escritório, Bettega tem a esperança de um recomeço de suas atividades. “Sem dúvida, essa medida, que é solidária, é de extrema importância, pois possibilita que a gente possa recomeçar o nosso trabalho, renovando a nossa motivação”, conta o advogado. “Estamos enfrentando e superando essa tragédia que atingiu todo o Rio Grande do Sul. Com muita vontade, garra e força, estamos recomeçando as atividades aqui no escritório", finaliza.
Lamachia garante que a advocacia sempre vai encontrar na sua entidade de classe apoio para seguir em frente. “Ninguém está sozinho, estamos ainda mais unidos. Vamos juntos reconstruir a advocacia gaúcha com a esperança em dias melhores. A OAB/RS está ao lado dos advogados e advogadas auxiliando para um recomeço digno”, afirma.
O presidente da CAARS, Pedro Alfonsin, destaca o significado da ação. “A limpeza dos escritórios é também um ato simbólico, como se estivéssemos presentes, auxiliando um a um neste momento tão delicado. É o braço assistencial da advocacia estendendo sua mão solidária para superarmos juntos mais esta adversidade”.
Programa de acolhimento
Na quarta-feira (5), a OAB gaúcha anunciou a segunda fase do programa de acolhimento, que prevê, entre outras medidas, a suspensão das parcelas da anuidade com vencimento em maio e junho, a ampliação dos escritórios compartilhados em todo o estado, a isenção nos cursos da Escola Superior da Advocacia do RS (ESA/RS) até dezembro de 2024 e uma linha de crédito na COOABCred/RS.
Em sua primeira fase, as ações já contemplavam um auxílio extraordinário no valor de R$ 1 mil; atendimento médico e psicológico on-line gratuitos; disponibilização de estruturas de trabalho com computadores em Porto Alegre e nas subseções; disponibilização de token de certificado digital na nuvem gratuito por um ano; e um canal exclusivo, por meio do WhatsApp (51) 99503-3339, para atender às demandas da advocacia atingida.
Fonte: OAB/RS