Em mais um roteiro de viagem para se aproximar da advocacia do interior, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da inauguração da nova subsede do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em Santo Ângelo, na sexta-feira (5). Na cerimônia de posse da nova casa do instituto, sendo a primeira em uma cidade no interior do Brasil, Lamachia foi empossado como membro do IAB.
Em sua manifestação, o dirigente da Ordem destacou a importância de a advocacia gaúcha ter o instituto em solo gaúcho. “É um marco para os advogados e advogadas termos esse novo espaço aqui no interior do nosso estado, além de ser um orgulho para a advocacia gaúcha”, disse Lamachia, lembrando a importância da aproximação da entidade com os profissionais do Direito para escuta e avanço das demandas dos colegas.
Lamachia também abordou o trabalho realizado pela Ordem gaúcha até o momento, sempre visando a atender os pleitos da advocacia de todo o Rio Grande do Sul. “Neste sábado, completarei 90 mil km rodados por todo o RS, pois nossa gestão tem muitas marcas, sendo a presença uma delas. De nada valem nossos discursos se não fizermos a prática, estar ao lado da advocacia é nosso compromisso. Foi pela Ordem gaúcha que adquirimos a vitória da fixação dos honorários de sucumbência, o Simples Nacional e a Lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da nossa classe”, mencionou.
O presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, que afirmou ser muito importante para o Instituto aumentar sua representatividade. “Uma das nossas atribuições é ser uma instituição de natureza nacional e nós temos membros de todos os estados. Depois de 1930, passamos a ter um viés mais voltado para a academia. Continuamos na característica de estudar a sociedade, o Direito e ter um profundo compromisso com o Estado Democrático de Direito”, disse ele.
Presenças
Também acompanharam o evento e foram empossadas como membros da entidade: a presidente da OAB da subseção de Santa Rosa, Sandra Marisa Lameira; a presidente da OAB da subseção de Ijuí, Maria Cristina Schneider Lucion; a advogada, Renata Oliveira Leal; o advogado, Sérgio Luis Fernandes Pires; e o presidente do TRT4, Francisco Rossal de Araújo.
Fonte: OAB/RS