Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS
Os 231 advogados da subseção de Palmeira das Missões receberam a sua nova casa nesta quinta-feira (19). A nova sede da subseção, inaugurada pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier e pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fornece uma estrutura qualificada e um espaço que permitirá o fortalecimento e a união da advocacia palmeirense.
“Este momento é a glorificação de um sonho iniciado em 2007, quando o presidente Claudio Lamachia assumiu a seccional do Rio Grande do Sul da OAB. Uma coisa é certa: a advocacia só será forte se a instituição estiver próxima. Por isso, a OAB tem estado próxima do advogado e da advogada para o acolhimento e para devidamente representá-lo. O primeiro item do nosso Plano de Valorização da Advocacia é exatamente esse: a aproximação. Fico muito feliz por perceber, na subseção de Palmeira das Missões, esse trabalho que traz o valor do diálogo e do encontro”, falou Breier.
“Já temos mais de 52 sedes construídas desde 2007 quando o presidente Lamachia lançou o projeto ‘Nenhuma Subseção Sem Sede’. Além disso, são mais de 270 salas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, dando modernidade para que os advogados possam se preparar para o processo eletrônico. Algo que sempre reitero nas prestações de compromisso aos novos advogados é que, ao saírem da capital, procurem em nosso site os dados da subseção. Pois, em todo o Estado, a advocacia pode contar com uma estrutura digna nas subseções que visita”, aferiu. “É uma honra presenciar toda a emoção da conquista desta sede. Uma conquista não só da advocacia, mas também da cidadania de Palmeira das Missões”, destacou o dirigente. “Cuidar dos advogados é cuidar da cidadania. Mais uma edificação de sede, viemos de uma semana com outras duas inaugurações, em São Gabriel e Pelotas, ontem inauguramos Santiago e, hoje, essa subseção valorosa de Palmeira das Missões. Esta é a conquista de um grupo que trabalha desde 2007”
Breier ainda destacou a conquista da advocacia que agora integra os benefícios do IPE Saúde. “Vamos levar a saúde às 106 subseções, pois o IPE está em todo o Estado. Vamos trabalhar para que seja viável, para que o advogado tenha esse plano. Estamos na fase final, agora que já foi realizado o pré-cadastro.”, pontuou. Abordou, então, a nova missão social da OAB/RS: a campanha Vote Consciente. “Será inaugurada, no dia 8 de agosto, a companha do Vote Consciente. A Ordem seguirá atenta a sua missão constitucional de levar informação sobre as eleições para a cidadania. Um momento importante de conscientizar a sociedade sobre o voto. Iremos trabalhar com as 106 subseções, para orientar a população sobre o voto consciente e, assim, sonhar com uma nação feita de boas escolhas políticas para todos”, argumentou.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, enfatizou a sua alegria de estar inaugurando mais uma sede no Rio Grande do Sul. “Colegas, esta obra aqui é coletiva. Como sempre digo: gratidão é dívida que não prescreve. Por isso, quero ressaltar o nome de dois colegas a quem serei eternamente grato, e que participaram da história da construção desta sede: os ex-presidentes Eduardo Nassif Branchier e Valdecir Valério Lopes”, disse Lamachia.
Lamachia lembrou de alguns dos momentos em que esteve em Palmeira das Missões, na ocasião de um desagravo público a um colega e no pleito para trazer a justiça federal para a região. “Fomos incansáveis e trouxemos a Justiça Federal para a região”, pontuou Lamachia. O dirigente relembrou os compromissos assumidos e cumpridos para a advocacia gaúcha. “Prometemos e cumprimos: o fim da compensação e do aviltamento de honorários, as férias para os advogados, o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC e a contagem de prazos em dias úteis”, lembrou. “Hoje, na inauguração desta valorosa sede, estamos cumprindo mais uma promessa. Assim como todas as que tínhamos prometido. Mas, ainda falta um último suspiro: o projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia. Estamos a um passo desse projeto ser aprovado.
O dirigente nacional falou, então, sobre o momento atual político brasileiro e sobre os desafios que a advocacia e a cidadania enfrentam. “Traçando um paralelo com a época da ditadura, posso afirmar que hoje vivemos um momento pior. Pois, na ditadura, todos lutávamos por um objetivo comum: a redemocratização do país. Hoje estamos polarizados, completamente divididos, mas a OAB continua unida. Diante de uma crise moral e ética que o país enfrenta, reforço: Moral não tem lado e nem ideologia, tem princípios. E justiça não é nem de direita e nem de esquerda, justiça é nos termos da lei. Moral não tem lado nem ideologia, moral tem princípios”, asseverou.
“Contudo, colegas, nós temos na mão um instrumento para darmos um basta a essa crise ética e moral, e a ferramenta para isso não é o voto nulo e o voto branco, mas, sim, a valorização do voto. Este papel é nosso, é da advocacia, e por isso vamos lançar, no dia 8 de agosto, no Theatro São Pedro, a campanha Vote Consciente. Temos de assumir o protagonismo neste momento. Voto não tem preço, voto tem consequência. E a consequência de uma escolha malfeita é o Brasil que estamos vendo. Nós somos os defensores da liberdade, da honra, do patrimônio, da dignidade e muitas vezes da própria vida das pessoas. Obrigado, Palmeira das Missões e parabéns a todos os colegas por esse momento e por essa inauguração”, pontuou Lamachia.
O presidente da subseção de Palmeira das Missões, Sergio Manoel Vieira, agradeceu, em primeiro lugar, aos presidentes da Ordem, Claudio Lamachia e Ricardo Breier, e ao diretor-tesoureiro, André Luis Sonntag, por todo o esforço que fizeram para que fosse possível a construção da sede. “Os dirigentes cumpriram sua promessa e, agora, temos a nossa casa. A sede está linda e conta com um auditório com capacidade de 120 lugares, além de computadores de ponta, impressoras, salas para atendimento ao cliente, salas para trabalho. A subseção de Palmeira das Missões poderá dar todo o suporte para os advogados palmeirenses. Esse é um grande passo para a valorização da advocacia palmeirense”, afirmou. “A inauguração desse prédio evidencia a valorização da advocacia local, bem como o compromisso da gestão da Ordem com os advogados. Conseguimos mais essa vitória. Uma sede moderna, funcional, exatamente como sonhávamos! Essa é uma obra para toda a advocacia”, finalizou o dirigente da subseção.
A presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, falou que “enquanto a OAB tem como missão a defesa do Estado Democrático e a defesa das prerrogativas da advocacia, a missão primordial da CAARS tem o cuidado com o advogado e seus dependentes. Nós acreditamos que esse cuidado, além dos benefícios, perpassa por uma infraestrutura como esta, que dá condições dignas de trabalho para a plena atuação da advocacia. Quando a CAA/RS mobilia e equipa uma subseção, dando os recursos tecnológicos necessários para o peticionamento eletrônico, entendemos que estamos, sim, contribuindo para que o exercício profissional esteja à altura da dignidade que a subseção merece. Parabéns advogados e advogadas de Palmeira das Missões, por essa casa, que é da advocacia e é da cidadania”, destacou.
Também participaram da inauguração: o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag; a presidente da CAA/RS; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem; o coordenador das subseções, Jorge Fara; o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire; o procurador-geral do município, Jorge Adonis Lopes; o juiz do fórum de Palmeira das Missões, João Garcez; a juíza federal, Ana Raquel Pinto de Lima; o juiz federal, Murilo Scremin; o presidente do TED, Cesar Souza; o presidente da subseção de Cruz Alta, Jorge Marchezan; a juíza do trabalho, Lígia Belmonte; os ex-presidentes da subseção de Palmeira das Missões, Eduardo Nassif Branchier e Valdecir Valério Lopes; conselheiros seccionais.
Fonte: OAB/RS