|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.09.08  |  Diversos   

Juiz proíbe cobrança por certificado de auto extraviado

Já que a perda dos autos é de responsabilidade exclusiva do Judiciário, não cabe cobrar da parte a emissão de certidões de extravio ou não-localização dos processos. Assim, o diretor do Foro de Goiânia, juiz Carlos Alberto França, proibiu que seja feita a cobrança.

Pela determinação, os escrivães cederão gratuitamente um documento atestando a perda de autos que constem nos sistemas de controle eletrônico da Justiça goiana. O juiz também criticou a falta de estrutura do Judiciário, que acaba contribuindo para que os autos não sejam localizados.

Como a parte não concorreu para o extravio dos autos, o que, na maioria das vezes, ocorre em razão do grande volume de feitos em tramitação na escrivania e falta de espaço físico adequado para a desejada organização dos serviços cartorários, não é razoável condicionar o fornecimento de certidão noticiando a não localização dos autos ao prévio pagamento do valor previsto para a emissão de uma certidão daquele fato”, esclareceu o juiz.




...............
Fonte: TJGO

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro