|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.09.16  |  Diversos   

Juiz do Paraná realiza audiência criminal por Skype

Com objetivo de não prejudicar a vítima de agressão doméstica que atualmente reside nos EUA, a aplicação do novo CPC foi utilizada para a realização de audiência por videoconferência via Skype.

Para evitar que uma vítima de agressão doméstica, atualmente residente nos EUA, demorasse a ser ouvida pela justiça, o juiz de direito, Ariel Dias, aplicou analogicamente dispositivo do novo Código de Processo Civil (CPC) no processo criminal que conduz, ao determinar a realização de audiência por videoconferência via Skype. Com a burocracia para expedição de uma carta rogatória, além de todos os custos ao erário, o magistrado percebeu que todos os procedimentos necessários na comunicação à Justiça norte-americana atrasariam muito o processo.

“A ideia foi abreviar tempo e também custos. Se fossemos expedir uma carta rogatória para ouvir a vítima, essa carta teria que ir até o TJ-PR, ser traduzida, ter tramitação diplomática no Ministério da Justiça, ser distribuída para um juiz dos EUA e tudo isso demoraria muito tempo. A experiência mostra que poderia demorar um ano, ou mais, com toda essa parte burocrática. A vítima poderia mudar de endereço, podendo frustrar todo o processo, além do custo elevado, com traduções e toda a burocracia”, explica o magistrado.

A secretaria da Vara de Foz do Iguaçu/PR conseguiu um número de telefone e estabeleceu contato com a vítima por outro meio de comunicação muito utilizado, até em procedimentos judiciais, o Whatsapp. A celeridade foi novamente observada pelo juiz, que em menos de 20 dias, depois do primeiro contato com a parte, fez a audiência, acompanhada pelo Ministério Público (MP), Defensoria Pública e estudantes de Direito.

Outro entrave inicial também terminou em investimento. Como conta Ariel Dias, os primeiros contatos, em testes, para a realização das audiências com a parte estavam bem prejudicados, pois nos EUA ela dispunha de um aparelho celular com conexão 3G, que comprometia o procedimento. Mas tudo foi sanado com a aquisição de um tablet e internet residencial. 

Fonte: Migalhas

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro