“Estamos vivendo o auge da transformação do Direito, contexto que impacta diretamente em nosso cotidiano. Discutir este cenário é pensar os próximos passos para o futuro da advocacia”, pontuou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, durante a abertura do primeiro dia da programação do IV Colégio de Presidentes das Subseções da gestão 2022-2024. Ocorrido na tarde da quinta-feira (09), no auditório da UNISC, em Santa Cruz do Sul, o encontro reuniu os presidentes das subseções do Estado para uma tarde voltada ao aperfeiçoamento de temas inerentes aos processos de gestão das entidades.
Na esteira das mudanças, Lamachia salientou a necessidade de manter o debate sobre recentes transformações tecnológicas que impactam no dia a dia da advocacia. Também elencou algumas ações já concretizadas pela OAB/RS no que se refere ao tema. “Estamos vivenciando um ritmo intenso de transformações tecnológicas e é nosso papel debater os impactos que elas têm no trabalho dos advogados e advogadas, a forma de utilização e os possíveis riscos das ferramentas disponíveis. Realizamos uma audiência pública sobre o uso da Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário, bem como criamos um grupo de trabalho para discutir o uso ético desta ferramenta e um Fórum interinstitucional para levar a discussão aos demais órgãos do sistema de Justiça gaúcho”.
Qualificação para a advocacia
Desde a última edição do Colégio de Presidentes das Subseções, a OAB/RS, visando promover o desenvolvimento profissional da advocacia gaúcha, incluiu na programação palestras que abordam, principalmente, gestão e estratégia. Com o tema central “O futuro da advocacia e da OAB/RS”, assuntos como inteligência artificial, tendências do Poder Judiciário e fiscalização profissional foram abordados durante os debates. Na primeira palestra, o economista e autor Cassio Grinberg falou sobre estratégias empresariais. Na sequência, foram abordados os seguintes tópicos: sistema eleitoral, o projeto “OAB vai à escola” e o aprimoramento das salas e estruturas da OAB/RS no estado. Os presidentes das subseções contribuíram relatando situações vivenciadas pela advocacia, bem como propondo melhorias e ações.
Na ocasião, o dirigente da Ordem gaúcha acentuou a importância em agregar à tradicional programação do Colégio de Presidentes um momento de reflexão e aprendizado. “A inovação é uma das marcas da nossa gestão. Nesse sentido, de forma inédita, acrescentamos ao Colégio uma programação de palestras e debates sobre temas atuais do cotidiano da advocacia, como mais uma forma de qualificar os serviços prestados pelas nossas subseções. O diálogo construído nos permite sair da zona de conforto e pensar o futuro da advocacia e da OAB/RS como entidade de classe”.
Pauta segue na sexta-feira
A tradicional pauta do Colégio com as demandas trazidas pelos dirigentes de Ordem seguirá ao longo da sexta-feira (10). Ao final do evento, será elaborada a “Carta de Santa Cruz”, a fim de reunir as conclusões e deliberações do encontro. O Colégio de Presidentes é, tradicionalmente, realizado duas vezes por ano, de acordo com a previsão estatutária. As pautas são indicadas previamente pelos presidentes das subseções e têm suas diretrizes debatidas para atuação conjunta com o Sistema OAB.
Presenças
Também compuseram a mesa de autoridades: o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; o tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara; da diretoria da subseção de Santa Cruz do Sul: a presidente, Manuela Braga; o vice-presidente, Cássio Alberto Arend e o tesoureiro, Elemar Ramos Júnior; da diretoria da CAARS, a vice-presidente, Paula Grill; a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke; o tesoureiro Matheus Torres.
Fonte: OAB/RS