Tiveram início, nesta semana, as obras de construção da sala da OAB/RS e a reforma dos parlatórios da Penitenciária Feminina Madre Pelletier. A previsão é de que os espaços estejam finalizados em até 60 dias.
Em março deste ano, a Ordem gaúcha viabilizou, junto à Susepe, a instalação de uma sala própria da entidade para os advogados que atuam na penitenciária, assim como a reforma dos parlatórios.
Na ocasião, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e o coordenador da sala da Ordem do Presídio Central, Mateus Marques, estiveram no local vistoriando os parlatórios e o local onde funcionará a futura sala dos advogados.
Segundo Marques, a estrutura existente não oferece privacidade para conversas entre advogados e clientes. O novo espaço será dividido em duas cabines com portas e parede até o teto.
A sala para advogados terá banheiro próprio e entrada individual pela recepção do presídio. “A sala da OAB/RS terá uma estrutura adequada para o trabalho dos profissionais, seguindo o modelo do espaço da categoria no Presídio Central, com computadores e acesso à internet, ventiladores e banheiro”, lembrou Marques.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, destaca que a implantação da sala da entidade e a reforma dos parlatórios visam à segurança, à comodidade e à criação de um ambiente digno de trabalho para os advogados dentro do presídio, tendo em vista que é uma necessidade da advocacia a existência de um espaço de prestação de serviço nas casas prisionais.
“Assim como foi no Presídio Central, a melhoria no Madre Pelletier é um compromisso desta gestão”, enfatizou Lamachia, que, em janeiro deste ano, realizou inspeção no presídio feminino, requerendo o espaço para instalação de sala para os advogados.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759