O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, fez a abertura do I Curso Telepresencial da parceria entre a entidade, a ESA e a AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) – Aspectos Polêmicos do Direito Civil – na noite desta segunda-feira (25), diretamente da sede da associação, na Capital paulista.
Lamachia expressou “a alegria, a honra e, acima de tudo, a determinação de termos cumprido mais uma promessa desta gestão. Estamos aqui inaugurando os nossos cursos telepresenciais, que, desde o início, colocamos como prioridade, e são uma forma de qualificação dos advogados e advogadas do Rio Grande do Sul”.
O vice-diretor da ESA, Artur Alvim, ressaltou que “e com imensa alegria que iniciamos mais uma de todas as frentes em que temos atuado, sendo mais uma forma de levarmos a Escola ao Interior do estado”.
Alvim lembrou que, já neste início de parceria, a transmissão ocorreu em um número expressivo de subseções: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Carazinho, Cruz Alta, Dom Pedrito, Farroupilha, Gravataí, Igrejinha / Taquara, Jaguarão, Lajeado, Marau, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sarandi, Soledade, Uruguaiana, Vacaria e Viamão.
Na Capital gaúcha, as aulas foram transmitidas diretamente para o auditório da ESA, na nova sede da OAB/RS. Estiveram presentes a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Cabral, os conselheiros seccionais Domingos Baldini Martin e Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções), e o presidente da subseção de Novo Hamburgo, José Adelmo de Oliveira.
Palestras
No primeiro dia, palestraram o conselheiro seccional da OAB/RS Rolf Madaleno, sobre a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica, e o promotor de Justiça Inácio de Carvalho Neto, sobre Responsabilidade civil decorrente do abuso de direito.
Na terça-feira (26), segundo e último dia do curso, o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro falou sobre Dissolução da sociedade e do vínculo conjugal: dúvidas e controvérsias.
O curso tem a coordenação do diretor de comunicação e informática da ESA, Eduardo Lemos Barbosa, que fez a mediação das palestras, em São Paulo.
Mecanismo
Os cursos telepresenciais são transmitidos via satélite, por meio de antenas instaladas nas subseções da OAB/RS no Interior do estado e na Capital. O mecanismo permite o envio de perguntas ao palestrante por e-mail ou fax. Os cursos podem ser ao vivo ou gravados.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759