|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.07.09  |  Trabalhista   

Indenização por horas trabalhadas está sujeita ao imposto de renda

Um grupo de contribuintes da Petrobras teve seu pedido de isenção de imposto de renda sobre valores referentes à indenização por horas trabalhadas (IHT) negado. O STJ não aceitou o argumento de que o IHT possui natureza jurídica indenizatória.

Os argumentos dos servidores foram contestados pela Fazenda Nacional, que alegou que as horas extras representam salário, submetendo-se assim a cobrança de imposto de renda. A primeira seção do STJ entendeu que, mesmo com outra denominação, os valores recebidos são o mesmo que os pagos por horas extras. O STJ também declarou que o que define a incidência, ou não, de imposto é a natureza jurídica da verba. O que não é o caso, pois os pagamentos funcionam como verba remuneratória.

A seção sustentou ainda que como fator gerador de incidência tributária, previsto no artigo 43 do CTN sobre a renda e proventos, estão inseridos os pagamentos recebidos por horas extras, pois a natureza dos valores é remuneratória e não indenizatória. Assim, o IHT pago pela Petrobras está sujeito à incidência do imposto de renda por possuir caráter remuneratório e configurar acréscimo patrimonial.(Resp 1049748)




.................
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro