A Escola de Prerrogativas da OAB/RS tem confirmada sua primeira atividade após o lançamento oficial, realizado em 31 de agosto. Dando início a um ciclo de palestras e eventos, a escola receberá o presidente (bastonário) da Ordem dos Advogados Portugueses, Luís Menezes Leitão. Ele é o convidado de um encontro virtual a ser realizado na segunda-feira (14) às 20h.
O tema da palestra do português é: “Prerrogativas, dificuldades e virtualização da advocacia portuguesa”. O evento será transmitido no YouTube da OAB/RS. As inscrições para a garantia de certificado devem ser feitas via Sympla, neste link.
“É fundamental que a advocacia tenha conhecimento das suas prerrogativas em nome da cidadania. Estamos engajados em transformar a escola num espaço de muita informação e permanente atualização para todos os colegas, destaca o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
Os próximos encontros dos ciclos de palestras estão agendados para 21 e 28 de setembro, e 5 de outubro.
ESCOLA DE PRERROGATIVAS
A Escola de Prerrogativas da OAB/RS foi lançada no dia 31 de agosto, encerrando a programação do Mês da Advocacia.
A Escola de Prerrogativas é o fruto de um legado que começou a ser construído pelo ex-presidente da OAB/RS e do CFOAB, Claudio Lamachia. Em 2008, foi instaurada a Procuradoria das Prerrogativas. Depois, ocorreu a criação das Caravanas das Prerrogativas. E, em 2020, surge a Escola das Prerrogativas.
A Escola de Prerrogativas oferecerá um curso para os advogados e para as advogadas que demonstrarem interesse e, de forma destacada, aos membros da CDAP, propiciando treinamento por meio de atividades práticas e teóricas atualizadas.
O programa de formação abordará, além de outras matérias hermenêuticas, os seguintes conteúdos: Histórico da Defesa das Prerrogativas na OAB/RS (Caravana de Prerrogativas, Desagravos Públicos, etc.); Prerrogativas da Advocacia (Teoria e Prática); Prerrogativas da Advocacia por área de atuação do profissional; Prerrogativas da Mulher Advogada; Prerrogativas da Advocacia e hipóteses de violação decorrentes de questões, envolvendo raça, diversidade sexual e deficiência; Prerrogativas da Advocacia diante da virtualização dos atos processuais; Estrutura da CDAP dentro da OAB/RS; formas de executar assistência: espécies, hipóteses e princípios norteadores.
Fonte: OAB/RS