Desde os primeiros dias das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no início de setembro, a OAB/RS atuou para prestar apoio aos advogados e advogadas afetados, garantindo a suspensão/prorrogação dos prazos processuais no 1º e 2º grau em todo o estado. Agora, especialmente para o Vale do Taquari, a Ordem gaúcha, ao lado das subseções de Encantado, Estrela e Lajeado, já estruturou locais emergenciais para os colegas da região poderem trabalhar. Estão disponíveis computadores e salas para petições, reuniões e audiências virtuais.
Atenção: prazos foram prorrogados até 15/9
Visando auxiliar a advocacia do Vale do Taquari, uma vez que os prazos processuais do TJRS, TRF4 e TRT4 foram prorrogados até o dia 15/9 e que muitos deles poderão vencer já no dia 18/9, com o fim de prorrogação, a OAB/RS reforça que as estruturas de trabalho em Encantado, Estrela e Lajeado estão totalmente disponíveis desde a terça-feira (12) para que os colegas possam exercer sua atividade profissional.
A OAB/RS também disponibilizou um número de telefone exclusivo para a advocacia tirar dúvidas sobre a suspensão de prazos: (51) 98218-0017.
Confira os locais das estações de trabalho nas subseções
Encantado
Endereço: Av. Padre Anchieta, 964,
Telefone: (51) 3751-2386
E-mail: [email protected]
Estrela
Endereço: Rua Bruno Schwertner, 271
Telefone: (51) 3712-3230
E-mail: [email protected]
Lajeado
Endereço: Rua Bento Gonçalves, 711, Sala 504
Telefone: (51) 3714-4268
E-mail: [email protected]
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, que visitou a região no domingo (10), explicou que a prioridade da entidade é auxiliar os impactados pela tragédia. “Oferecemos a estrutura para atender uma necessidade básica da advocacia, que é de exercer sua atividade profissional neste momento difícil em que muitos perderam seus escritórios. Foi uma ação com as subseções para prestar nosso auxílio aos colegas. É também uma iniciativa de cidadania, já que os respectivos jurisdicionados também precisam desse serviço essencial”, asseverou.
O diretor-tesoureiro da Ordem gaúcha, Jorge Fara, comentou o trabalho feito durante a crise. “As subseções com sedes próprias já têm espaço para os advogados trabalharem. Nesse momento de crise, foi ampliada a estrutura oferecida para não deixar os profissionais locais desamparados.”
O presidente da OAB de Encantando, Jorge Calvi, lembrou que as cidades que mais sofreram em todo o Rio Grande do Sul foram Roca Sales e Muçum, ambas abrangidas pela subseção. "É uma tragédia sem precedentes, na qual colegas perderam os locais de moradia e trabalho, equipamentos e documentos. Agradecemos à sensibilidade do presidente da OAB/RS e da diretoria estadual, que atenderam nossas demandas. Temos um espaço completo para que os colegas da região possam dar continuidade ao seu trabalho", pontuou.
Em Lajeado, a estrutura funciona na sede da subseção. “Estamos levantando informações sobre os atingidos e, com apoio da OAB/RS, oferecendo esse auxílio para os colegas que precisarem. Muitos perderam escritório e residência, tiveram familiares atingidos e, mesmo assim, não podem paralisar as atividades”, afirmou o presidente local, Ronaldo Eckhardt.
O presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho, reforçou que o momento requer união. “Desde que soubemos das enchentes, nos unimos entre os presidentes da região e criamos um grupo de gestão da crise. O presidente estadual esteve conosco desde o início, veio pessoalmente verificar a situação e teve participação fundamental para encontrarmos soluções. Nós estamos de portas abertas à advocacia que precisar da subseção.”
Campanhas e auxílios
Foram tomadas ações voltadas à sociedade, como a campanha para arrecadar roupas, alimentos, itens de higiene e materiais de construção; o axílio financeiro da CAARS para os atingidos pelas enchentes (sob condições a serem consultadas); atendimento assistência social da CAARS centralizado em Encantado; entre outras medidas – saiba mais aqui.
Lamachia esteve domingo no Vale do Taquari
Durante todo o domingo (10), o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, esteve na região afetada pelas enchentes para prestar o apoio da instituição aos colegas das subseções locais e definir, com os presidentes, as próximas ações da OAB/RS para auxiliar os colegas mais prejudicados neste momento – uma dessas ações foi justamente a criação das estações de trabalho emergenciais.
Fonte: OAB/RS