|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.08.09  |  Trabalhista   

Empresa é condenada por jornada excessiva de trabalho

O juiz do Trabalho Eduardo Sérgio de Almeida, titular da Vara do Trabalho de Itabaiana, condenou uma empresa produtora de alimentos congelados ao pagamento de indenização no valor de R$ 50 mil, por danos morais decorrentes da imposição de jornada de trabalho excessiva, em flagrante desrespeito à saúde do trabalhador.

Em sua decisão, o magistrado entendeu que a empregadora desrespeitava os mínimos direitos do seu ex-empregado, na medida em que sequer lhe permitia o gozo do intervalo interjornada, de 11 horas, impondo-lhe um estresse físico e mental.

Considerando que a função do reclamante era de motorista de caminhão, o juiz entendeu ainda que a imposição de jornada de trabalho de 16 (dezesseis) horas diárias "ademais de ferir direitos subjetivos do demandante, implica em falta de responsabilidade social com os outros trabalhadores submetidos às mesmas jornadas e com as demais pessoas que trafegam nas rodovias, porque põe em risco todos aqueles que viajam por meio de transporte terrestre, um perigo à própria coletividade". 

O juiz entendeu que submeter trabalhador a jornada tão elástica, sem necessidade urgente a justificar a atitude, viola primeiramente a lei, mas também a dignidade do trabalhador, e que por tal razão impunha-se a condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos morais.
(Proc. n.º 00143/2009)

 



....................
Fonte: TJMT

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro