O advogado Eduardo Delgado tomou posse, nesta segunda-feira (15), como desembargador pelo Quinto Constitucional, no plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, do TJRS. Também assumiram com Delgado, 12 juízes de Direito promovidos recentemente a desembargadores pelo tribunal.
Delgado passou por três fases até ser indicado novo desembargador: primeiro, os conselheiros da OAB/RS escolheram a chamada lista sêxtupla, enviada para uma nova seleção, dessa vez no TJRS, quando ficam na disputa apenas três candidatos. A decisão final coube à governadora do Estado, Yeda Crusius.
Além de Lamachia, a mesa foi composta pelo presidente do TJRS, desembargador Arminio da Rosa; pela governadora do Estado, Yeda Crusius; pelo vice-governador Paulo Feijó; pelo presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira; pelo procurador-geral de Justiça do RS, Mauro Renner; pela defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Paludo; e pela deputada federal Manuela D’Ávila.
Em discurso, Lamachia destacou as boas relações que a Ordem gaúcha tem mantido com o TJRS e a interlocução com o governo do Estado, saudando o início do pagamento de precatórios, luta antiga da Ordem. Segundo o dirigente da OAB/RS, a entidade sente-se honrada ao empossar um advogado exemplar e extraordinariamente conceituado, que dignificou o exercício profissional da advocacia e que haverá de honrar a judicatura brasileira. “Delgado chega ao TJRS depois de integrar inicialmente uma lista sêxtupla, indiscutivelmente qualificada, após, uma respeitável lista tríplice, em que qualquer um de seus integrantes haveria de honrar certamente a advocacia neste tribunal. Delgado aqui chega, pela via democrática da instância superior, mercê de suas notórias virtudes e incontestável capacidade profissional”, afirmou Lamachia.
O presidente da OAB saudou a posse de Delgado, ressaltando a experiência da advocacia para o tribunal gaúcho. Além disso, não deixou de lembrar a importância que a Ordem dá para o Quinto Constitucional, escolhendo um advogado que compreende um papel indispensável para o exercício da profissão.
No exercício da magistratura, Delgado se comprometeu com a facilitação do trabalho do advogado junto ao tribunal. Segundo ele, o advogado terá pleno acesso ao seu gabinete, ressaltando uma postura dos magistrados do Quinto Constitucional, considerando este instrumento de suma importância para o arejamento dos tribunais. Clique aqui e confira o perfil do novo desembargador do TJRS.
Tomaram posse junto com Delgado, Fernando Flores Cabral Júnior, Almir Porto da Rocha Filho, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Túlio de Oliveira Martins, Walda Maria Melo Pierro, Ana Lúcia Carvalho Pinto Vieira Rebout, Maria José Schmitt SantAnna, Marco Antônio Ângelo, Mário Crespo Brum, Ney Wiedemann Neto, Lúcia de Fátima Cerveira e Marcelo Cézar Müller.
Também prestigiaram a solenidade, o presidente do CAA/RS, Arnaldo Guimarães, a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo, o presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado, Pedro Alfonsin, a presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, Helena Raya Ibañez, o presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Cesar Souza, a tesoureira da CAA/RS, Letícia Caiaffo, os conselheiros seccionais Eduardo Lemos Barbosa e Regina Guimarães, e o chefe de gabinete da presidência, Julio Cezar Caspani.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759