Demonstrações Contábeis - Exercício 2008
Segundo Trimestre
Comissão de Orçamento e Contas
Diretoria da Seccional
Ao Conselho Seccional
Advogadas e Advogados do Rio Grande do Sul
Ilustres Colegas,
Ao saudá-los respeitosamente, aproveitamos a oportunidade para cumprimentar a todas as advogadas e advogados do nosso Estado, em especial pelo “Mês do Advogado”.
A propósito, com a realização da V Conferência Estadual dos Advogados nos dias 19 e 20 do corrente mês em Porto Alegre, a OAB/RS conclui uma intensa programação voltada para a Advocacia gaúcha em especial.
Nesse clima de confraternização e de justas homenagens aos que nos honram e honraram com a sua conduta retilínea e amor à advocacia, renovamos o nosso compromisso com a informação e a transparência dos atos de gestão apresentando, com muita honra, as “Demonstrações Contábeis do Segundo Trimestre de 2008”, consolidando assim, os resultados alcança os no Primeiro Semestre do corrente ano.
Os resultados obtidos em 2007, conforme pode ser constatado pelo Balanço Patrimonial já divulgado oportunamente pelo site da OAB/RS, demonstraram os acertos das ações e das medidas adotadas. O rigor no controle dos gastos e as iniciativas focadas na recuperação das anuidades, culminaram na redução da dívida e na redução da inadimplência.
Essa linha de gestão marca desta Administração da Seccional, está mantida e será aprimorada ao longo do exercício de 2008.
A propósito, com a publicação do Balancete encerrado em 30 de junho de 2008, onde restam consolidados os resultados do primeiro semestre de 2008, podemos constatar, que o passivo da Seccional foi reduzido em 22,35%, em relação ao passivo existente em 31 de dezembro de 2006.
Importante destacarmos ainda, que mesmo diante de um quadro financeiro aflitivo, como reiteradamente demonstrado, estamos avanço do e cumprindo as metas que projetamos. Se de um lado, controlamos gastos, reduzindo-os, e obtivemos o recuo da dívida, de outro lado, não deixamos de investir na ampliação e melhoria dos serviços que a OAB/RS presta aos seus inscritos.
Durante o primeiro semestre de 2008, e até o momento, a Seccional não atrasou, em um dia, o atendimento às demandas das subseções. Com planejamento e senso de oportunidade, adquirimos uma nova sede, que em breve estará sendo inaugurada.
Criamos um programa de investimentos na área de tecnologia da informação (TI), visando melhorar significativamente o acesso a internet nas salas dos foros.
Os investimentos realizados pela Seccional, diante do cenário de dificuldades encontrado em janeiro de 2007, somente foi possível porque priorizamos as nossas metas em relação ao rigor no controle de gastos e na cobrança da inadimplência.
Com efeito, as medidas adotadas a partir de janeiro de 2007, com ênfase na recuperação das anuidades (central de acionamentos e Programa de Recuperação de Anuidades) e aprimoradas no primeiro semestre de 2008 (ampliação da faixa de descontos, para pagamento da anuidade em cota única, e o bônus pela pontualidade), foram decisivas para uma significativa redução da inadimplência.
Paralelo às oportunidades criadas para que os inscritos pudessem recuperar o convívio regular com a Entidade, deflagramos os procedimentos estatutários, visando a cobrança das anuidades, mediante a expedição de Portarias de Débitos e abertura, de ofício, dos processos ético-disciplinares por inadimplência.
Ainda temos muito por fazer, mas temos a convicção de que estamos avançando. O resultado até aqui alcançado, por certo, é fruto de um trabalho coletivo dos eminentes dirigentes das nossas subseções, dos nossos ilustres e incansáveis conselheiros seccionais, dos funcionários da OAB/RS e de todos os colegas que de uma forma ou de outra contribuem para uma Ordem transparente e participativa.
A todos, o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento.
Porto Alegre, 19 de agosto de 2008.
Claudio Pacheco Prates Lamachia
Presidente
Luiz Henrique Cabanellos Schuh
Tesoureiro
............................................
Veja as Demonstrações Contábeis do exercício de 2008 - segundo trimestre
BALANÇO FINANCEIRO
BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
BALANÇO PATRIMONIAL
DEMONSTRATIVO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
NOTA TÉCNICA
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759