O desafio tem sido árduo e intenso. O momento exige comprometimento, diálogo e superação. É dessa forma que o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, vem conduzindo o projeto Caravanas Virtuais.
Desde junho, com a primeira reunião com a advocacia de Santa Maria, já foram visitadas, de forma virtual, 80 das 106 subseções gaúchas. “É um momento que exige dedicação máxima da seccional. Precisamos ouvir os colegas de todo o Estado para adotarmos nossas posições. Embora todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia, considero um período de aprendizado e intensa troca de informações”, avalia Breier. Todos os encontros foram organizados pelo vice-presidente da OAB/RS e coordenador das subseções, Jorge Fara.
Centenas de advogados participaram dos encontros através da plataforma Zoom. As visitas contaram com integrantes da diretoria da seccional e com a participação do membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia. “É sempre muito positivo reencontrar tantos colegas que acompanham a nossa caminhada e fazem a diferença como homens e mulheres de Ordem”, frisou Lamachia.
Os encontros das Caravanas Virtuais são conduzidos pelo presidente Ricardo Breier. A partir das conversas realizadas, já foram adotadas medidas que se transformaram em conquistas ou medidas positivas para a advocacia neste período de pandemia. A reabertura dos foros pelo Estado nasceu da mobilização da OAB/RS, a partir dos relatos e das realidades expressadas em diferentes regiões. “Levamos aos tribunais a realidade do que vem ocorrendo, relatando as imensas dificuldades para a advocacia e, principalmente, para a cidadania. E dessa forma estamos conseguindo, gradativamente, retomar os atendimentos presenciais”, exemplifica o presidente.
As Caravanas Virtuais também são a oportunidade de Breier atualizar trabalhos realizados e trazer novidades para a advocacia gaúcha. A conquista do IPE Saúde é um dos assuntos mais comentados e saudados por advogados e advogadas. “Vamos assegurar que colegas de diferentes regiões possam ter uma assistência de saúde de qualidade. É algo que lutamos por mais de uma década”, lembrou o presidente da Ordem gaúcha.
Em relação ao trabalho interno da OAB/RS, o diretor-tesoureiro da seccional, André Sonntag, conta sobre o processo de mutirão para acelerar a digitalização dos processos da Ordem gaúcha. Com um grupo de colaboradores, o trabalho de passar os processos do meio físico para o digital está sendo finalizado, seguindo todos os protocolos de saúde e higienização. “Buscamos trazer mais celeridade para as formas de atender à advocacia. A pandemia, que exigiu o distanciamento social, mostrou o quanto a tecnologia economiza o nosso tempo”, lembra Sonntag.
O primeiro encontro das Caravanas Virtuais foi em 20 de junho com a subseção de Santa Maria, e o encontro mais recente ocorreu no dia 4 de setembro com a subseção de São Francisco de Assis. Nos próximos dias, Breier seguirá com agenda de encontros com as demais subseções gaúchas.
Subseções já visitadas:
Santa Maria
Pelotas
Cruz Alta
Santa Rosa
Bagé
Itaqui
Rio Grande
São Luiz Gonzaga
Tapejara
Três de Maio
Tupanciretã
Jaguarão
Erechim
Bom Jesus
Carazinho
Frederico Westphalen
Lajeado
Santo Ângelo
Uruguaiana
São Borja
Palmeira das Missões
Encruzilhada do Sul
Piratini
Santo Augusto
Passo Fundo
Ibirubá
Casca
Agudo
Sobradinho
Caçapava do Sul
Marau
Soledade
Nova Prata
Lagoa Vermelha
Cachoeira do Sul
Caxias do Sul
Venâncio Aires
Nonoai
Cacequi
Farroupilha
Capãp da Canoa
Santana do Livramento
Sarandi
Getúlio Vargas
São Lourenço do Sul
Espumoso
Panambi
Ijuí
Santiago
São José do Norte
São José do Ouro
Salto do Jacuí
Canela/Gramado
São Gabriel
Guaporé
Candelária
Veranópolis
Tramandaí
São Sepé
Garibaldi/Carlos Barbosa
Camaquã
Encantado
Giruá
Bento Gonçalves
Sananduva
Santa Cruz do Sul
São Jerônimo
Rosário do Sul
Tapera
Tapes
Santo Antonio da Patrulha
Estrela
Pinheiro Machado
Lavras do Sul
Quaraí
Dom Pedrito
Taquari
Canguçu
Esteio
São Francisco de Assis
Fonte: OAB/RS