Com o intuito de proporcionar acolhimento e diversão a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, a OAB/RS – por meio da Comissão da Criança e do Adolescente (CCA) e de outras oito comissões coorganizadoras – promoveu um evento alusivo ao Dia da Criança. A celebração ocorreu na terça-feira (10), na Praça dos Açorianos.
A estimativa é que mil crianças e adolescentes tenham celebrado a data na Praça, que foi preparada com lanches, doces e brinquedos infláveis para a tarde de brincadeiras. Entre as atrações, ocorreram apresentações culturais, promovidas por entidades públicas e privadas, e sorteios de brindes.
A vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, afirmou: “as crianças e os adolescentes são o futuro! Por isso, precisamos garantir uma infância digna – com brincadeiras e acesso à educação.” Na oportunidade, Neusa ainda pontuou que, para a OAB/RS, o evento é um ato de valorização da criança e um estímulo para que elas sejam vistas e cuidadas por toda a comunidade gaúcha.
Já o presidente da CCA, Carlos Kremer, relembrou que “o lazer é um direito da criança e do adolescente. Os jovens em situação de vulnerabilidade, dos acolhimentos institucionais, têm esse direito.” Carlos ainda concluiu agradecendo: “o suporte incondicional da diretoria da Ordem gaúcha foi fundamental para esse momento de felicidade ser oportunizado.”
Conforme o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” Mediante a festividade, os jovens das entidades socioassistenciais de Porto Alegre tiveram o seu direito assegurado.
Apoio
A comemoração contou com o apoio de entidades socioassistenciais: Abrigo João Paulo II, Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP), Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Pão dos Pobres, Rede Calábria e Rede Marista; além de órgãos públicos: 11ª Promotoria de Porto Alegre do MPRS, BM, DPERS, EPTC, Exército Brasileiro, MPT-RS, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, TJRS, TRF4 e TRT4; e instituições privadas: CAARS, CG Limpeza Profissional, Cia dos Doces, Cognitivus Psicologia, FonoSul, Niko Comércio de Frutas, NoPonto, Psicóloga Lauren Faller, SINDAERGS, TRADUZCA, Unimed e VT Soluções.
Fonte: OAB/RS