O deputado federal Florisvaldo Fier (PT-PR), o Doutor Rosinha, acionou o MP do Paraná para que a instituição investigue o concurso público do TJ do Paraná, para juiz substituto. Segundo a assessoria do deputado, o pedido foi entregue ontem (19) pelo advogado Carlos Albuquerque.
Um dos aprovados no concurso foi Leonardo Bechara Stancioli, genro do ministro Paulo Medina, do STJ, que é alvo de investigação por suspeita de envolvimento com a máfia dos jogos ilegais. Stancioli, aprovado na 17ª posição entre 1.743 concorrentes, é o próximo a ser nomeado, segundo a assessoria de imprensa do TJ-PR.
O deputado decidiu acionar o MP com base em gravações telefônicas feitas pela PF, que foram divulgadas na noite de segunda-feira por uma emissora de TV. As gravações revelam intervenção do magistrado em favor do genro, junto ao TJ paranaense.
Na opinião do parlamentar, isso revela que houve fraude no concurso. "Este escândalo põe em xeque a credibilidade do Tribunal de Justiça", disse Rosinha. "Ou o genro de Medina é excluído do concurso, ou todo o processo de seleção deve ser cancelado, por vício de origem", defendeu.
Há cerca de três meses, o TJ-PR abriu uma sindicância para apurar possíveis irregularidades nesse concurso, quando foram levantadas as primeiras suspeitas de irregularidades. A conclusão foi que o processo foi legal. Mesmo assim, o petista pede que o MP investigue e tome as providências cabíveis, no caso eventuais ações judiciais.
..................
Fonte: OAB Foz do Iguaçu
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759