Em mais uma reunião aberta com a advocacia, ação já tradicional ao longo da gestão, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e a vice, Neusa Bastos, se reuniram com a advocacia de Canoas e Nova Santa Rita para tratar das demandas da advocacia da região. O objetivo do encontro foi promover um diálogo aberto com os advogados e advogadas a fim de compreender os desafios encontrados no exercício da profissão e registrar as solicitações para buscar soluções. Entre as principais pautas, houve a deliberação de uma audiência pública na subseção de Canoas com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para esclarecer os problemas enfrentados pela advocacia local.
“Foi uma grande reunião aberta com dezenas de colegas. Ouvimos relatos das dificuldades enfrentadas pela advocacia em Canoas e em Nova Santa Rita, muitos dos quais se agravaram depois das inundações. Após esses relatos, firmamos o compromisso de cobrar soluções e celeridade dos órgãos competentes”, afirmou Leonardo Lamachia.
A presidente da subseção de Canoas, Ana Mattielo, destacou as pautas já apresentadas à CGJ do TJRS após a última reunião realizada pela OAB/RS com a advocacia do município, como a dificuldade dos advogados e advogadas obterem atendimento em alguns órgãos e a morosidade dos processos e sistemáticas defasadas que não representam a realidade da atuação dos profissionais da região.
“Foi muito importante a participação do presidente Leonardo Lamachia e da vice-presidente Neusa Bastos na reunião para o encaminhamento das demandas referentes à morosidade na prestação jurisdicional na Comarca de Canoas”, afirmou Ana.
Presenças
Também participaram da reunião a tesoureira da subseção de Canoas, Raquel Gazzoni Tondo; os conselheiros estaduais da OAB/RS Josias dos Santos e Carmelina Mazzardo; além de advogados e advogadas da região.
Fonte: OAB/RS