Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS
A Ordem gaúcha realizou, na noite desta segunda-feira (24), o evento: “A Advocacia na Era Digital – Você está preparado para a transformação digital? ”. Ocorrido no OAB/RS Cubo, a iniciativa teve como objetivo preparar a advocacia para adequar-se à nova realidade profissional diante das ferramentas e relações tecnológicas.
O evento teve sua abertura oficial comandada pelo Membro Honorário Vitalício da OAB Nacional e OAB/RS, Claudio Lamachia, e pela conselheira federal, Cléa Carpi da Rocha.
Em sua manifestação, Lamachia, ressaltou a relevância da temática da noite, bem como falou sobre o sistema de inteligência artificial lançado pela OAB quando ele era presidente da entidade: “Os temas abordados hoje são importantíssimos. Nós vivemos uma nova era: do processo digital eletrônico, da informática e da inteligência artificial. Lembro que, no fim de 2018, em um dos últimos atos na presidência da OAB Nacional, lançamos o sistema de pesquisa jurisprudencial do Conselho Federal, que utiliza a I.A. Este sistema chamado OABJuris já está disponível e vem sendo bastante aproveitado pela advocacia”, lembrou
Já Cléa fez uma breve reflexão sobre o papel do advogado e a interação com as novas tecnologias na busca pela Justiça: “As relações entre o Direito e a tecnologia são importantes para aprimorar a prestação de serviço jurídico, o exercício profissional e a própria jurisprudência. O advogado é responsável por impulsionar a Justiça. Dessa forma, o uso efetivo das novas ferramentas é essencial para o pleno exercício da advocacia – com conhecimento, rapidez e, acima de tudo, segurança”, falou.
Antes de iniciar as palestras da noite, a organizadora do evento e conselheira seccional, Kalin Cogo, agradeceu aos presidentes da Comissão de Seguridade Social, Tiago Kidrick, e Direito da Tecnologia e Inovação, Filipe Mallmann, pela contribuição com a realização do evento. “Foi um grande esforço coletivo construir essa palestra. Buscamos reunir o maior número de informações possíveis para que todos saiam daqui satisfeitos, de forma a compreender como podemos atuar e enfrentar esses desafios contínuos que se desenvolvem a cada dia; como orientar nossos clientes; entre outros pontos”, afirmou.
Logo após os discursos de abertura, o evento seguiu com as palestras de Alexandre Zavaglia Coelho - CEO da Future Law, que falou sobre a ciência de dados em design na área do Direito; e Cesar Viterbo Matos Santolim - professor da UFRGS, que fez comentários sobre a Lei Geral de Proteção. O debate foi mediado pelo presidente do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS), Manoel Gustavo Neubarth Trindade.
Fonte: OAB/RS