|   Jornal da Ordem Edição 4.433 - Editado em Porto Alegre em 26.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.02.09  |  Trabalhista   

Cooperativado tem vínculo de emprego reconhecido

A 9ª Turma do TRT4 reformou decisão da 21ª Vara do Trabalho Porto Alegre ao dar provimento parcial a recurso ordinário interposto por um trabalhador que prestou serviços à terceirizada da Brasil Telecom. Segundo o relator, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, o conjunto probatório produzido deixa evidente a fraude e o desvirtuamento da finalidade da sociedade cooperativa.

A empresa de telefonia terceirizou a cobrança de seus débitos através da empresa Centrosul Cobranças que, por sua vez, contratou a cooperativa à qual pertencia o reclamante. Para Cassou Barbosa, os depoimentos das testemunhas deixam clara a existência de pessoalidade, subordinação e não eventualidade nos serviços prestados pelo autor. Isso porque havia uma fiscal da Centrosul para cuidar dos horários e faltas dos cooperativados e o autor trabalhava como supervisor do setor de cobrança.

O magistrado ressaltou que ficou surpreso com o depoimento da testemunha das reclamadas, que evidenciou tratar-se da cooperativa, na verdade, de intermediadora de mão-de-obra em grande escala. Salientando que a prestação de trabalho não decorreu de autêntica relação cooperativada, ele reconheceu o vínculo de emprego com a Centrosul e responsabilizou subsidiariamente a cooperativa e a Brasil Telecom. Cabe recurso da decisão. (Proc.nº: 01225-2007-021-04-00-7 RO).

Fonte: TRT4

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro