01.02.08 | Diversos
Confira as inúmeras de manifestações de apoio recebidas pela Ordem, em virtude da aquisição da nova sede
A Seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil em breve estará em uma nova sede. Depois de criteriosa análise da realidade patrimonial e dos custos operacionais da máquina administrativa da entidade, a Diretoria da OAB/RS decidiu trocar o pagamento mensal de cerca de R$ 70 mil em aluguéis e taxas (condomínios e IPTU) pelo investimento em patrimônio: em operação ousada e transparente, adquiriu o prédio Praça dos Açores (foto) para abrigar as sedes da Ordem, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior de Advocacia.
O edifício de 14 andares e com área total de 5.312m², fica na Rua Washington Luiz, 1010, na zona central da Capital, bem próximo ao TJRS, TRT, TRF, TJM, Foro Central, MP e do Centro Administrativo do Estado.
Desde o anúncio da aquisição da nova sede, ocorrida na sexta-feira (25), foram inúmeras as manifestações de presidentes de subseções parabenizando a Diretoria da entidade pela conquista.
Confira as manifestações vindas de dirigentes, e ex-dirigentes de subseções:
O ex-presidente da Subseção de Rio Grande, Manoel Sampaio Antunes, enviou mensagem felicitando a Diretoria da OAB/RS, pela aquisição da nova sede da Seccional.
Antunes destacou a proeza para a aquisição do novo empreendimento, "parabéns presidente Lamachia e sua diretoria. Finalmente os advogados do Rio Grande do Sul terão uma casa à sua altura!" ·
A presidente da subseção de Montenegro, Rojane Maria Eitelwein, em e-mail enviado ao presidente da seccional, Claudio Lamachia, definiu a conquista da nova sede como "o marco de um sonho realizado".
No e-mail, ela parabeniza os esforços da diretoria e do conselho, que através uma prova de determinação, esforço, dedicação e transparência, deixaram transparecer ainda mais toda capacidade que têm para enfrentar as dificuldades e concretizar os sonhos de toda a classe.
Conclui lembrando que "desafios são necessários e lutaremos juntos para vencê-los, buscando sempre o melhor para o advogado e para a advocacia."
A Subseção de Alegrete enviou uma mensagem para a diretoria da OAB/RS destacando que a compra da nova sede foi feita com uma visão empreendedora. O presidente da Subseção Jorge Newton de Souza Nunes, manifestou seu apoio declarando que foi possível resolver uma questão que preocupava a todos os advogados do RS, ou seja, as péssimas instalações físicas da atual sede da Seccional.
"Apresentamos congratulações pela excelente aquisição imobiliária, e esperemos do ilustre companheiro que continue trabalhando em prol de todos os advogados gaúchos".
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu na manhã desta quarta-feira (30) os parabéns da presidente da subseção de Salto do Jacuí, Lindenalva de Vargas Mathias.
Nos cumprimentos, Lindenalva lembrou que a conquista da nova sede honra, orgulha os advogados de Salto do Jacuí e de todo o Rio Grande do Sul.
O presidente Olavo Crestani, da Subseção de Veranópolis enviou manifestação pela compra da nova sede da OAB/RS. O dirigente avaliou que a atual administração da Ordem tem acumulado uma série de conquistas. "Essa notícia da sede própria foi a melhor dos últimos tempos para os advogados gaúchos. A gestão do presidente Lamachia está de parabéns, pois foi um ótimo negócio", afirmou Crestani.
A Subseção de Santana do Livramento aprovou com sentimentos de tranqüilidade e esperança a compra da sede para a Ordem gaúcha. O dirigente da OAB de Santana do Livramento, Luis Eduardo D'Avila declarou que por meio de um processo transparente, e conforme o compromisso assumido pela atual diretoria, a aquisição do novo prédio será totalmente quitada durante a atual gestão, o que confirma o bom negócio comercial.
"Precisamos de um presidente que apeie do palanque, que realmente dirija e administre a Ordem como todos nós advogados gaúchos queremos e esperamos, sem ódios, ranços e rancores, desatrelado do passado e com uma visão de futuro, mas sem esquecer e deixar de valorizar a história da Ordem gaúcha. O presidente Lamachia, sua diretoria e o Conselho dão grande demonstração que estão no rumo certo''.
Davila também ressaltou que após a realização deste sonho, tem certeza de que o interior não será esquecido, especialmente aquelas Subseções que ainda não contam com sede própria.
"Parabéns presidente e demais diretores da Secional, em meu nome e em nome da Subseção de Santana do Livramento, sigam assim e contem com a nossa parceria."
A direção da Subseção de Sapucaia do Sul ressaltou que a compra da nova sede foi um ato grandioso e arrojado. Com estas palavras o presidente da Subseção Jairo Fernandes Ramos, parabenizou o presidente Claudio Lamachia.
Ramos destacou que a aquisição da tão esperada e almejada sede da seccional "é motivo de orgulho a todos os advogados e especialmente aqueles que se dedicam, embora com simplicidade, às causas da nossa gloriosa Ordem. Estou feliz e de certa forma emocionado com tal acontecimento".
Arrojo, competência e lisura no processo de compra do prédio foram as características destacadas pelo ex-vice-presidente da Subseção de São Jerônimo, Pedro Abel Alves da Rosa.
Para o ex-dirigente, a nova casa da OAB/RS acentua ainda mais a idéia de independência de entidade. "Essa é principal marca da gestão presidente Lamachia. Parabéns a todos os advogados pela conquista e sucesso a administração da Ordem gaúcha", disse Rosa.
Na fronteira do Brasil com o Uruguai houve repercussão pela compra da nova sede da OAB/RS.
Em sua manifestação, o ex-presidente da Subseção de Bagé, Jorge Luiz Dias Fará, destacou a alegria dele e dos colegas advogados da região pela aquisição do prédio em Porto Alegre.
Segundo Fará, a atitude do presidente Claudio Lamachia foi de grande ousadia. A forma como foi conduzida a negociação e a divulgação da compra também foi lembrada. O ex-dirigente destacou que durante a campanha pela presidência da OAB/RS, a transparência foi o tema mais debatido. "A transparência tanto prometida não foi esquecida. Isso enobrece a classe, na medida em que representa o atendimento da palavra empenhada. Além do resgate de atitudes que há muito já haviam sido esquecidas na Ordem gaúcha", afirmou.
A Conselheira Subseccional de Torres, Rosileni Oliveira Pinho de Aguiar, via e-mail, destacou que a aquisição é de suma importância para todos os advogados gaúchos.
Ela afirmou que a compra reflete todo o comprometimento e a seriedade da presidência por meio de uma "tentativa de recuperação de caixa, porque também objetivamos uma aquisição de sede própria, que engrandece a classe e nos fortalece, como operadores do Direito, além da certeza de que os valores (que são expressivos) da anuidades estejam sendo bem aplicadas", assegurando que "isso dignifica esta Diretoria ainda mais, dando certeza que nossa escolha foi a correta".
A presidente da Subseção de Tramandaí, Maria Aparecida Bergamo Finger, enviou um e-mail manifestando seu apoio à diretoria da Ordem pela compra da nova sede, salientando que tal ato foi feito com os pés no chão.Maria Aparecida fez questão de destacar a transparência e coragem da administração para dar tamanho passo, com segurança e perspicácia ".
O presidente da subseção de Cachoeirinha, Dorival Sebastião Ipê da Silva, enviou seus parabéns ao presidente Lamachia e toda a direção da OAB/RS.
No e-mail enviado, Dorival Ipê garantiu que o trabalho da atual gestão cada vez orgulha mais a todos os advogados, de forma que eleva ainda mais o nome da OAB/RS, pois "passado, presente e futuro agora se fundiram e os desejos e anseios da nossa classe, na incessante busca de um merecido referencial, referencial da nossa Ordem, desapareceram numa demonstração de grande visão futura com consciência do presente".
Em nome dos advogados da Subseção de São Luiz Gonzaga, o presidente Jorge Enio Pinto dos Santos, saudou a diretoria da OAB/RS pelo negócio imobiliário. Santos destacou que hoje, a Ordem conta com uma administração profissional e que em pouco poderá ter suas finanças saneadas.
"O companheiro Lamachia está realizando uma gestão exitosa ao lado de uma competente diretoria. Toda a categoria advocatícia gaúcha está saboreando essa conquista", avaliou o dirigente de São Luiz Gonzaga.
Com o orgulho de quem acertou na escolha do presidente da OAB/RS, o ex-presidente da Subseção de Lajeado, Jorge Ricardo Decker, congratulou Claudio Lamachia pela aquisição da sede própria da Ordem gaúcha.
Decker ressaltou que o prédio comprado pela OAB/RS está muito bem localizado, atendendo as demandas dos advogados e que a entidade foi diligente na questão da avaliação do imóvel.
"Estou satisfeito com a atual gestão da Ordem. Das vezes que votei na escolha do presidente da entidade, esta é umas das raras ocasiões em que me orgulho de ter acertado e ter votado no Lamachia", afirmou o ex-presidente da OAB Lajeado.
O presidente da OAB Tapejara, Neuri Domingos Coser enviou seus parabéns ao presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, pelo seu mais novo feito: a conquista da nova sede.
Neuri afirmou que ainda que nunca teve dúvidas quanto ao comprometimento de Lamachia para com os advogados, fato que se confirma "pela maravilhosa aquisição da sede própria, num grande negócio para a entidade e para os colegas advogados".
A notícia da compra da nova sede da OAB/RS foi muito bem recebida entre os advogados do norte do Rio Grande do Sul. Na mensagem do presidente José Luiz Belan, da Subseção de Bom Jesus, destacou a localização do novo prédio, próximo a vários tribunais.
"O presidente Lamachia e sua diretoria não poderiam ter escolhido melhor local para a nova sede da entidade. Meus parabéns e avante pela luta dos advogados gaúchos", disse Belan.
O presidente da Subseção de Panambi, Olivério Plegge, congratulou a Diretoria da OAB/RS pelo "empenho, dedicação e brilhantismo" demonstrados na aquisição do novo prédio.
Plegge destacou ainda que "além de aprimorar o controle de todos os setores da entidade, que funcionarão em um só prédio, a economia com a redução das despesas com aluguel e condomínio com certeza beneficia a todos os advogados gaúchos".
O presidente da Subseção de Agudo, Geraldo Arnaldo Ferreira, enviou e-mail congratulando a Diretoria da entidade pela aquisição da nova sede. Geraldo destacou "é de trabalho arrojado, com espírito empreendedor que nossa Ordem se fez carente em algumas administrações. Mas é com orgulho que os advogados gaúchos podem ver que a atual diretoria realmente está voltada para o engrandecimento de nossa Ordem, melhor atendimento aos membros associados e com vistas para o futuro", e complementou "a compra do prédio noticiado preenche um vazio administrativo, que, há muito, se fazia necessário, será um marco histórico para a OAB Gaúcha".
Lamachia destacou que "a aquisição da nova sede foi fruto de uma excepcional oportunidade, onde a entidade adquiriu um imóvel avaliado em mais de R$ 5 milhões, por R$ 3,6 milhões, que ainda poderão ser pagos em 23 parcelas e dentro das condições econômicas atuais da Ordem".
O presidente da Subseção de Caxias do Sul, Daiton Carlos Martins Fonseca cumprimentou pela conquista de uma nova sede própria "fruto da gestão séria, ética e transparente de Vossa Excelência e demais nobres pares de Diretoria e Conselho, que com destemor não se intimidou frente às dificuldades imensas que a Seccional herdou" e complementou "nosso integral apoio a esta iniciativa, há muito reclamada por todos os advogados riograndenses. Agora sim, podemos dizer com orgulho que temos, ou teremos, uma sede digna dos advogados gaúchos."
O presidente da Subseção de São Leopoldo, Carlos Eduardo Szulcsewski,manifestou-se salientando que "a aquisição da nossa Sede era anseio antigo de toda a Classe, razão pela qual os advogados de São Leopoldo rendem votos de parabéns para toda a Diretoria da Seccional, em especial à Comissão de valorosos colegas que participaram da Comissão para avaliação do negócio" e complementou "desafios são para serem superados, e esta Diretoria tem tido a coragem de enfrentá-los".
Teodoro Stedile Ribeiro, presidente da Subseção de Vacaria, parabenizou pela "bela iniciativa da aquisição do imóvel para sede da OAB, eis que, além de necessário, importará em economia para a Ordem, já que, pelo que se constata o preço pago é inferior ao de mercado e bem menor ao custo da construção do prédio já iniciado".
O presidente da Subseção de Pelotas, Marco Aurelio Romeu Fernandes, felicitou a Diretoria da OAB/RS pela "capacidade, despreendimento e visão na aquisição da nova sede da OAB/RS".
Marco Aurélio Romeu Fernandes destacou ainda que tem "acompanhado a gestão até agora desenvolvida na busca da retomada de uma posição mais digna de nossa instituição, com transparência de ações, capacidade administrativa e democraticamente participativa".
O presidente da Subseção de Nonoai, Jairo José Reck, parabenizou pela "ousadia" na negociação, e lembrou que "mesmo com as dificuldades enfrentadas, precisávamos de uma nova sede".
A ex-presidente da Subseção de Camaquã, Nina Rosa Corleta de Alencastro, manifestou-se dizendo estar "cada vez mais orgulhosa e feliz com a atuação corajosa". Nina Rosa destacou ainda o trabalho da Comissão que avaliou a aquisição do imóvel, cujos membros são colegas "reconhecidamente comprometidos com a Ordem".
Segundo o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, "a aquisição da nova sede foi fruto de uma excepcional oportunidade, onde a entidade adquiriu um imóvel avaliado em mais de R$ 5 milhões, por R$ 3,6 milhões, que ainda poderão ser pagos em 23 parcelas e dentro das condições econômicas atuais da Ordem". Lamachia destacou ainda que, "o negócio que representa a troca do pagamento de aluguel e encargos (R$ 70mil/mês) por investimento em patrimônio, é realizado com o compromisso e a responsabilidade da quitação dentro da atual gestão, sem o comprometimento das futuras administrações, assim como trará economia direta para a OAB/RS".
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759