Conforme a programação do Mês do Advogado 2008, a OAB/RS promoverá por meio da Comissão Especial da Mulher Advogada, o painel “A mulher cidadã: corpo e gênero”. O evento é aberto ao público e será realizado na próxima quarta-feira (06), às 19h, no auditório da Ordem gaúcha (Rua dos Andradas, 1261 – 9° andar).
A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo, será mediadora da mesa de palestrantes, que terá a presença da fisioterapeuta Marta Friederichs, especialista em pedagogia do corpo e saúde da UFRGS e membro do Grupo de Estudos em Educação e Relações do Gênero (Geerge), que vai abordar os aspectos sociais da mulher cidadã; e do conselheiro seccional Ricardo Breier, presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, que vai tratar os aspectos legais.
Marta destaca que sua palestra vai trazer a questão do corpo, cultura e gênero feminino x masculino. “Queremos mostrar que é possível a igualdade entre homens e mulheres, visando diminuir as hierarquias entre os gêneros”, ressaltou a fisioterapeuta, adiantando que o painel lembrará referenciais do movimento feminista.
Segundo Breier, sua palestra tratará sobre a questão da nova legislação no âmbito da defesa dos direitos da mulher. “A palestra abordará inserção da mulher na sociedade, com a mudança da mentalidade cultural e cidadã”, afirmou o conselheiro, explicando que em várias ocasiões a mulher é vítima de violência, que acaba desencadeando um crime. “Este tipo de ação tem que ser reprimido numa nova concepção social”, disse.
Para Carmelina Mazzardo, o objetivo do evento é justamente trazer ao público que, em pleno século XXI, as mulheres ainda precisam se impor, através de políticas afirmativas. “O painel quer dar visibilidade às questões do gênero e à inserção da mulher na sociedade”, acrescentou a coordenadora da palestra.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759