Em 85 anos, o CFOAB deverá ter à sua frente, pela primeira vez em sua história, um advogado militante do Rio Grande do Sul. O gaúcho Claudio Pacheco Prates Lamachia conta com o apoio formal de todos os 27 presidentes de seccionais da OAB, demonstrando a expressiva legitimidade do dirigente para a futura gestão.
A Ordem dos Advogados do Brasil deverá ter à sua frente, pela primeira vez em sua história, um advogado militante do Rio Grande do Sul. Claudio Pacheco Prates Lamachia é candidato em chapa única à presidência da entidade nas eleições que ocorrerão no dia 31 de janeiro. Assim, ele deverá comandar a Ordem nacional no triênio 2016/2019. A posse solene será realizada dia 23 de fevereiro.
“A chapa única é reflexo da gestão compartilhada e participativa da OAB Nacional, que alcançou o apoio das 27 seccionais da Ordem, bem como da elevada capacidade de liderança do atual vice-presidente nacional da entidade e candidato a presidente”, apontou Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da OAB Nacional.
Conforme o Artigo 67 do Estatuto da Advocacia e da OAB, é admitido registro, junto ao Conselho Federal, de candidatura à presidência que deverá vir acompanhado do apoio de, no mínimo, seis Conselhos Seccionais. A chapa única de Lamachia conta com o apoio formal de todos os 27 presidentes de seccionais da OAB, unanimidade construída desde a Conferência Nacional dos Advogados, realizada em outubro de 2014. Tal feito assegurou a candidatura em chapa única, demonstrando a legitimidade com que o dirigente assumirá o CFOAB.
Compõem a chapa única: presidente, Claudio Pacheco Prates Lamachia; vice-presidente, Luis Claudio da Silva Chaves(MG); secretário-geral, Felipe Sarmento Cordeiro(AL); secretário-geral adjunto, Ibaneis Rocha Barros Junior(DF); e diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira(RR). A posse formal da nova diretoria, assim como dos novos conselheiros, será no dia 1º de fevereiro de 2016.
Pleito
A conselheira federal da OAB/RS Cléa Carpi, decana do Plenário da OAB Nacional, presidirá o Colégio Eleitoral responsável por eleger, no próximo dia 31 de janeiro, a nova diretoria em sessão ordinária. “Uma grande honra saber que participarei de mais um momento solene na história da Ordem e da advocacia brasileira. Estou feliz e agradecida”, revelou.
Currículo:
Lamachia foi duas vezes presidente da OAB/RS entre 2007 e 2012, sendo reeleito em 2009 com 82% dos votos. Em 2012, no final de sua segunda gestão, uma pesquisa nacional apontou 93% de aprovação dos advogados do Rio Grande do Sul ao dirigente.
Lamachia é vice-presidente nacional da OAB; membro do Conselho Institucional da Academia Tributária das Américas; integrante do Conselho Consultivo da Laureate Internacional Universities; membro do Conselho de Definidores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; e vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados. Além disso, foi presidente da Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil; vice-presidente da Associação Americana de Juristas – Rama RS; membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Advogados do RS; presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; e presidente do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas no RS.
Dentre as principais honrarias recebidas estão: Ordem do Mérito do Ministério Público – Grau Grã-Cruz; Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia; Advogado Emérito do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul – IARGS; Medalha do Mérito Farroupilha (maior honraria da Assembleia Legislativa do RS); Cidadão Emérito de Porto Alegre; Medalha do Pacificador; Honra ao Mérito da Frente Parlamentar dos Direitos do Contribuinte do Congresso Nacional; Medalha Professor Santiago Dantas; Medalha do Tribunal de Justiça Militar; Medalha Tiradentes; Medalha Hercílio Domingues do Tribunal de Contas do Estado; Membro Honoris Causa do Instituto dos Direitos do Contribuinte; Comenda do Mérito Judiciário Militar do Estado; Medalha do Ministério Público de Contas do Estado; e Comenda do Mérito Judiciário do TRT4.
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717
Fonte: OAB/RS