|   Jornal da Ordem Edição 4.390 - Editado em Porto Alegre em 24.09.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.04.16  |  Advocacia   

Campanha de vacinação da CAA/RS já imunizou mais de 9 mil pessoas

Em Porto Alegre, quase 4 mil pessoas receberam a dose. No Interior, o número já ultrapassou os 5 mil. A partir desta quarta-feira (13), não haverá mais vacinas disponíveis no Centro Médico, mas a entidade segue nas tratativas para a compra de mais um lote da medicação.

Desde o último dia 05, quando teve início a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Sazonal e a Influenza A (H1N1) da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, a busca por vacinas nas dependências do Centro Médico foi muito grande. Somente no primeiro dia da campanha, foram realizadas 500 vacinas. Um dia antes (04), a Secretaria Estadual da Saúde confirmava em coletiva de imprensa as duas primeiras mortes pela Influenza A (H1N1) no RS, ambas em Porto Alegre.

Na manhã da terça-feira (05), já às 08h, era imensa a fila de pessoas que vieram ao Centro Médico para fazer a vacina, e a procura continuou intensa ao longo do dia. “As pessoas estão muito apreensivas com as notícias sobre a gripe, por isso tivemos um aumento muito grande na demanda”, comentou a presidente da CAA/RS e coordenadora da Região Sul da CONCAD (Coordenação Nacional das Caixas de Assistência), Rosane Ramos.

A dirigente destacou ainda que já no primeiro dia da campanha a entidade iniciou as tratativas para a aquisição de mais vacinas, ainda que a compra deste ano tenha sido 10% superior à realizada para a campanha de 2015. “O laboratório está encontrando dificuldades em atender toda a demanda, pois a procura pela vacina está muito grande, não somente no Rio Grande do Sul, mas em todo o país. Há casos de gripe em vários estados, e nesse momento são secretarias estaduais, clínicas particulares, todos querendo adquirir mais doses”, considerou.

A partir desta quarta-feira (13), não haverá mais vacinas disponíveis no Centro Médico da CAA/RS. Rosane Ramos destaca que as negociações com o laboratório Imunosul continuam. “A demanda superou muito as previsões, o que resultou na falta de vacinas inclusive para os fornecedores. Tão logo tenhamos um parecer sobre a possibilidade de compra de um novo lote, estaremos comunicando a todos. Por ora, está suspensa porque os estoques acabaram”.

A transação para compra das vacinas ocorre muito antes do prazo inicial das campanhas. As quantidades que vão ser adquiridas precisam ser informadas com antecedência ao laboratório, que vai assegurar a medicação de acordo com a demanda. “Quando fechamos o pedido junto à Imunosul, o Rio Grande do Sul não havia registrado nenhum caso da gripe. Na ocasião, haviam notícias de casos isolados e suspeitas da doença”, relembra a presidente. “Graças ao auxílio do Conselho Federal da OAB, por meio da CONCAD, conseguimos viabilizar mais 2050 doses da vacina, o que nos assegurou mais alguns dias de atendimento à classe e fôlego para seguir nas tratativas da compra de mais doses”.

Ao todo, foram vacinadas quase 9 mil pessoas por meio da campanha da CAA/RS. Em Porto Alegre, mais de 3.500 pessoas receberam a dose. No Interior, o número já ultrapassou os 5 mil.

Campanha nas subseções

A partir das informações repassadas pelas subseções sobre a quantidade de interessados em fazer a vacina, a CAA/RS adquiriu as quantidades correspondentes a cada subseção. “A Caixa orientou os presidentes a fazer este levantamento junto aos advogados, exatamente para fazer o pedido de forma a atender todos que estavam interessados em fazer a imunização e evitar o desperdício de vacinas, ou, em outras palavras, de recursos. Era uma forma de balizar o nosso pedido junto ao laboratório”, declarou Rosane.

“Algumas subseções, embora já tenham adquirido as doses no prazo assinalado pela CAA/RS, ainda não realizaram a campanha. Esse número, de mais de cinco mil pessoas, compreende apenas as que já realizaram a vacinação. Em outras, há espera por novos lotes de vacinas, cuja aquisição está em tratativa. Contamos com a compreensão das subseções que aguardam a chegada de mais vacinas, pois considerando o aumento na demanda em razão dos vários casos da doença, o laboratório está encontrando dificuldades de atender todos. Além disso, as tentativas que estamos fazendo são em caráter de complementação ao pedido que já foi feito com base no levantamento encaminhado pela própria subseção”, considerou.

Nesta quarta-feira (13), a campanha ocorrerá nas subseções de Alegrete, Bento Gonçalves, Igrejinha, Lajeado, Salto do Jacuí, São Lourenço do Sul (até o dia 15), Sapucaia do Sul e Três de Maio.

No dia 14 (quinta-feira), ocorrerá nas subseções de Frederico Westphalen, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, São Gabriel e Tapes.

Em Erechim, começou na segunda-feira (11) e segue até sexta-feira (15), quando serão realizadas as vacinações nas subseções de Cruz Alta, Panambi, Sapiranga e Tapejara.

Em Camaquã, a campanha ocorrerá no dia 18.

Em São Sepé e Viamão será no dia 19. Em Torres, ocorrerá dia 25.

 

Camila Cabrera 
Jornalista – MTB 16.528
Imprensa CAA/RS

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro