Foto: Leonardo Kaller - OAB/RS
Foto: Leonardo Kaller - OAB/RS
Foto: Leonardo Kaller - OAB/RS
Foto: Leonardo Kaller - OAB/RS
Foto: Leonardo Kaller - OAB/RS
O presidente da OAB/RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS, Ricardo Breier, participou do primeiro encontro do grupo da Gestão 2019/2021 no auditório do segundo andar da sede da Ordem gaúcha.
O dirigente expôs quais serão as diretrizes da Comissão para o triênio que se inicia e sua importância dentro da seccional. “A CDH é uma comissão fundamental por sua capilaridade e interligação com todas as demais que compõe a OAB/RS. Comissão da Mulher Advogada, Comissão da Criança e do Adolescente e Comissão de Direito Ambiental são algumas das que são trabalhadas em conjunto conosco e necessitam de intervenção direta da Comissão de Direitos Humanos”, afirmou o diretor.
Além da discussão sobre a participação da comissão e sua importância dentro da OAB/RS, Breier comentou a importância de uma atuação que quebre os estigmas e preconceitos comumente associados à defesa dos direitos humanos. “Costumeiramente, somos taxados como defensores de bandidos, porém, nossa atuação é voltada à inclusão social, ao repúdio do ódio e do preconceito” afirmou o presidente. Para Breier, o caminho para essa mudança de reputação “é através da exclusão do debate ideológico dentro da CDH e do foco na defesa da sociedade e dos vulneráveis”.
Após a fala do presidente, o coordenador da CDH, Roque Reckziegel, realizou a entrega das portarias dos membros da comissão.
Presenças
Também estiveram presentes à reunião: a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Neusa Maria Rolim; o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Rodrigo Puggina; e o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke.
Fonte: OAB/RS