Com centenas de advogados e sob fogos de artifício, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, inaugurou, na noite desta terça-feira (15), a sede própria da subseção de Uruguaiana. Na solenidade, Lamachia, juntamente com o presidente da OAB local, Roberto Duro Gick, com o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel, com a conterrânea de Uruguaiana, a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, e com os demis presentes, fez o desenlace da fita de inauguração da nova sede da entidade.
Na cerimônia, também foi feito o descerramento da placa em homenagem ao advogado, ex-presidente da OAB de Uruguaiana, Lauro Beheregaray Delgado, idealizador da Esplanada da Justiça a qual a subseção integra, juntamente com o Ministério Público e o Foro Regional. Prestigiaram a cerimônia o prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, e o deputado Federal, Pompeo de Mattos.
A subseção de Uruguaiana é uma das 16 sedes do interior que devem ser concluídas pela Ordem gaúcha até o final deste ano, superando a expectativa inicial. Nos próximos meses, a OAB/RS inaugurará, ainda, as novas sedes de São Sebastião do Caí, Igrejinha, Cachoeirinha, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta , São Francisco de Assis e Novo Hamburgo.
“Oito prédios de OABs já foram inaugurados até o momento, e outros oito devem ser finalizados até o final do ano”, declarou Lamachia.
O dirigente também destacou que a atual gestão da entidade está preocupada em oferecer melhores condições de serviço para os profissionais do interior. “Estamos promovendo um projeto de interiorização, visando o reaparelhamento e melhores condições para as subseções em todo o estado desde o início da atual gestão, prestando contas e enfatizando as conquistas e lutas da Ordem gaúcha” explanou Lamachia em seu discurso.
Lamachia explicou que a partir da aquisição da sede própria da seccional foram economizados aproximadamente R$ 70 mil ao mês, antes gastos em aluguéis. “Essas verbas estão sendo destinadas ao interior, por meio de investimentos diretos nas subseções”, concluiu.
Para o presidente da subseção de Uruguaiana, a conquista de uma nova sede, mais ampla e funcional, é proporcional ao tamanho da influência da Ordem na região, “dignifica a classe, sendo um importante momento histórico e de alegria para a advocacia”.
“É uma honra entregar esta sede aos advogados, pois, assim como Lamachia fez com a seccional, inaugurando a casa do advogado gaúcho na Capital, eu tenho a satisfação de inaugurar a casa dos advogados Uruguaianenses e todos mais que por aqui passarem” .
Gick agradeceu a atenção da seccional com o interior e o empenho dedicado à conclusão de outras sedes de subseções. “Honramos os recursos disponibilizados para a construção do prédio, tendo cuidado com o custo/beneficio”.
Estrutura da sede
A nova sede da Ordem de Uruguaiana está localizada na Rua General Hipólito, esquina com a Rua dos Andradas, na Esplanada da Justiça, ao lado dos novos prédios do Foro e do MP.
A estrutura do prédio é formada por dois pavimentos. O andar térreo possui recepção, sala de xerox, central telefônica, sala de atendimentos, sala da secretaria, gabinete da presidência, sala de reuniões, sala para acesso à internet com oito computadores, dois banheiros e cozinha. No segundo piso há um salão para eventos. “O local é multiuso, podendo servir de auditório para cursos ou confraternizações. Vamos agregar serviços para os advogados por meio dos cursos telepresenciais, fruto da parceria da OAB/RS com a AASP, transmitidos via-satélite através de antenas já instaladas na sede da subseção", afirma Roberto Duro Gick. O local também conta com 40 vagas de estacionamento.
Homenagens
Durante a cerimônia de inauguração da nova sede da subseção, o presidente da OAB de Uruguaiana entregou placas em homenagem ao reconhecimento pelos serviços prestados aos advogados Uruguaianenses. Foram agraciados, a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araujo Guimarães; o coordenador da Coordenadoria das Subseções da OAB/RS, o conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o deputado federal Pompeo de Mattos; e a diretora do Foro da Justiça Estadual, Adriane Mattos Figueiredo.
Presenças
Estiveram presentes na inauguração da nova sede de Uruguaiana, o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, Arnaldo de Araujo Guimarães; o conselheiro federal, Renato Figueira; os conselheiros seccionais, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, também coordenador da Coordenadoria das Subseções, Regina Guimaraes, Eduardo Bandeira de Mello, Imar Cabeleira, Pacifico Luiz Saldanha. Os presidentes das subseções de Alegrete, São Borja e Quaraí, Jorge Newton de Souza Nunes, Nilton Gabriel Paz Koltermann e Francisco Luzardo da Silva Gonzales, respectivamente. A diretoria da OAB de Uruguaiana, o vice-presidente Eduardo Velo Pereira; o secretário-geral, Jose Roberto Gallarreta Zubiaurre; o secretário-geral adjunto, Vicente Majá da Maia; o tesoureiro, Mauricio Felix Blanco; a presidente delegada da Caixa de Assistência de Uruguaiana, Ana Maria Brongar de Castro; e os conselheiros subseccionais, Paulo Kleinubingt; José Paulo Molinari; Nedal Thalji; Janine Boger e Giovani Ribeiro. Os ex-presidentes da subseção de Uruguaiana, Lauro Beheregaray Delgado, Higino Moraes Macagnani, Eli Leonetti, Francisco de Assis Pinto Bermúdez, Vilson Ferretto e Genaro Alfano, prestigiaram a cerimônia.
Também participaram da cerimônia a presidente da Câmara de Vereadores do município, Neraí Kauffman; a juíza de Direito, diretora do Foro da Justiça, Adriane Mattos Figueiredo; o juiz de Direito, diretor do Foro da Justiça Federal , Guilherme Beltrani; representando a Promotoria de Justiça, Carolina Barth Loureiro; o diretor da Faculdade de Direito do campus da PUCRS, Eloi Martinelli; representando a Defensoria Pública do RS, Suzana Iara Dora Velo; o representante da PGE, Gustavo Manfro; o representante da Procuradoria da Fazenda Nacional, Mauro Riella Fernandes. Juizes e demais membros do judiciário, executivo, legislativo, instituições e entidades locais também prestigiaram a inauguração da nova sede de Uruguaiana.
Nenhuma subseção sem sede
Juntamente com a previsão de concluir 16 sedes de subseções até o final do ano, a OAB/RS lançou o projeto “Nenhuma subseção sem sede”. A iniciativa busca viabilizar a construção de sedes próprias para OABs do interior, com plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo da construção em função da padronização.
“O projeto nasceu durante o processo de interiorização, iniciado pela atual gestão em 2007,e que, somente em 2009, já visitou mais de 90 subseções em todo estado”, enfatiza Lamachia.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759