|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.08.08  |  Advocacia   

4º encontro de Interiorização Regionalizada da OAB/RS é realizado em Uruguaiana

"Uruguaiana se sente distinguida por ser sede deste encontro". Assim o presidente da subseção da OAB/RS do município da fronteira, Roberto Duro Gick, resumiu o sentimento da advocacia local nesta quarta-feira (27), quando foi realizado na cidade o 4º encontro de Interiorização Regionalizada da Ordem gaúcha.

A reunião do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e do presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães, com presidentes e delegados da Caixa de Uruguaiana e das subseções vizinhas (Itaqui, Quaraí, São Borja e São Francisco de Assis) teve lugar na sede da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), no final da tarde.

A delegada da Caixa de Uruguaiana, Ana Maria Bromgar de Castro, abriu a reunião ressaltando que "nesta gestão, a CAA/RS está realmente funcionando, está realmente atuante", e informando que, no município, já são mais de 40 convênios com médicos, dentistas, lojas, entre outros.

Arnaldo Guimarães apresentou um breve histórico da Caixa, que foi criada em 1943, frisando que "a CAA/RS tem atuação destacada dentre as outras seccionais, é uma das que está melhor aparelhada. Estamos caminhando pelo interior e reconstruindo a Caixa".

Dentre os convênios e serviços prestados pelo "braço assistencial da Ordem", o dirigente salientou a ótica, a livraria (que atua também virtualmente), a parceria com a rede Sesi de farmácias, e o hotel de trânsito em Porto Alegre, conseguido recentemente. Os produtos da ótica e da farmácia, além da realização de exames médicos, estiveram disponíveis aos advogados da subseção na própria CDL, após a reunião.

Guimarães falou também sobre a possibilidade de convênio com o IPE-Saúde, que vem sendo buscado com muito empenho pela Ordem. "Já falamos – Lamachia e eu –, com a governadora do Estado, Yeda Crusius, com o secretário da Fazenda, Aod Cunha, com a presidente da PGE, Eliana Graef Martins, e com o então presidente do IPE, Otomar Vivian, e todos foram favoráveis à idéia do convênio. Basta agora o conselho do IPE aprovar a parceria. A questão está bem encaminhada", declarou o presidente da CAA/RS.

Claudio Lamachia fez uma breve prestação de contas das realizações da gestão aos presentes.

Começou destacando que a Ordem que ”mesmo tendo sido obrigada a cortar todos os gastos com mídia em 2007 em função da dívida que herdamos, mesmo assim tivemos uma interlocucao perfeita com a imprensa, o resultado foi que, no ano passado, a entidade esteve sete vezes mais na mídia do que no ano anterior. Isso mostra que, quando a Ordem trabalha, ela é notícia. Temos que nos comunicar melhor com a sociedade civil e com a própria advocacia. E uma comunicação e uma penetração melhores nos veículos do interior são o nosso objetivo agora", relatou.

Outro ponto salientado foi a compra da nova sede da seccional, na Capital. "A primeira coisa que fizemos, ao fechar o negócio, foi nos comunicarmos, de forma transparente, com as 104 subseções do Estado. E recebemos o apoio caloroso de todas", declarou, completando que "também estamos reaparelhando todas as salas e sedes da Ordem. Estamos fazendo um upgrade em todo nosso parque de TI [Tecnologia da Informação], por exemplo".

Dentre os temas corporativos, o presidente lembrou que a entidade vem buscando aprovar no Congresso Nacional os projetos de lei das férias forenses e o que veda a compensação dos honorários de sucumbência, além da luta constante pelo não-aviltamento dos honorários junto ao Judiciário e pelo retorno do pagamento dos precatórios e pela divulgação do valor do Fundo dos Precatórios junto ao governo do estado.

Já em relação aos temas institucionais, Lamachia citou a promoção do Movimento Agora Chega, contra a corrupção e a impunidade, do Comitê 9840, contra a corrupção eleitoral, do Movimento Brasil Contra a Violência, que envolve várias entidades da sociedade civil, e do Registro Tardio, ação capitaneada pela Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS que faz o registro de crianças e jovens de zero a 18 anos, retirando-os da clandestinidade civil.

"Estamos caminhando a passos largos, fazendo política olhando para frente, trabalhando para os advogados e para toda a cidadania", finalizou o dirigente.

Após a reunião, aconteceu um jantar festivo em que foram aclamados ex-presidentes das subseções participantes da Interiorização com o Prêmio Medalha Leonardo Macedônia.
Foram homenageados: da subseção de Itaqui, Edgard Wilson D. Mondadori, Loli Flores, Nereu José Quartiero, Edesson Bonorino Floriano, José Patrício S. Cademartori, Edgar Wilson M. Filho, Clionce Carpes Marques, Icle Iriondo Ramos, Américo Floriano Machado; da subseção de Quaraí, Hermes Siedler da C. Junior, Maria Cristina M. da C. Brandolt, José Pedro M. Lopes, Elio Vieira de Vargas, Alcides Augusto R. de Oliveira, Eli Augusto P. Dorneles; da subseção de Uruguaiana, Edgar Bidegain Pereira, Gennaro Alfano, Vilson Ferretto, Luiz Machado Stabile, Roque Daniel P. Bermudez, Eli Leonetti, Lauro Beheregaray Delgado, Francisco de Assis P. Bermudez, Higino Moraes Macagnani; da subseção de São Borja, Ricardo Talaia O'Donnell, José Ruy Dutra, João Carlos da Silva, José Percival C. dos Santos, João Edemar E. Barbosa, José Edemir E. Barboza, Altair Martins Trois, Danilo José Seitenfus, Carlos Octávio Athayde, Hugo Rubim Pereira, Gastão Dornelles da Fonseca, Adyr Andrade Ledesma, Rui Faccin, Nilton Gabriel P. Koltermann; e, da subseção de São Francisco de Assis, Luci Terezinha N. Monteiro, Gaspar Gonçalves Paines, Antônio Hermes M. Vianna, Antônio Edison H. C. Ramos, Claro Biscaia Cáceres, Jari Antônio G. Espig.

A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, que, juntamente com a subseção de Uruguaiana, organizou a Interiorização, destacou que "a OAB agradece e homenageia, através do Prêmio Medalha Leonardo Macedônia os ex-presidentes que, pelo seu trabalho, fizeram esta entidade ser grande como é".

Também estiveram presentes ao quarto encontro do projeto Interiorização Regionalizada o vice-presidente da subseção de Uruguaiana, Eduardo Velo Pereira, o secretário-geral, Jose Roberto Gallarreta Zubiarre, o secretário-geral adjunto, Vicente Majo da Maia, e o tesoureiro, Mauricio Felix Blanco; o presidente da subseção de São Borja, Nilton Gabriel Paz Koltermann; o presidente da subseção de São Francisco do Sul, Jari Antonio Guizolfi Espig; o presidente da subseção de Itaqui, Marcelo Guimarães Petrini; o ex-presidente da subseção de Uruguaiana Lauro Beheregaray Delgado; os conselheiros seccionais Pacífico Saldanha e Eduardo Bandeira de Mello; o secretário-geral e a tesoureira da CAA/RS, Daniel Barreto e Letícia Caiaffo; o tesoureiro e delegado da Caixa da subseção de Alegrete, Anilo Jorge Sarason; além de inúmeros advogados da região.

Antes da reunião e do jantar, os participantes fizeram uma visita à prefeitura, à Esplanada da Justiça – onde estão sendo construídos os prédios dos órgãos das Justiças Estadual e Federal da cidade, além da nova sede da subseção da OAB – e à clínica odontológica conveniada da CAA/RS de Uruguaiana.


Clique aqui, para ver mais fotos da Interiorização.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro