OAB/RS prestigia a posse da desembargadora do TJRS, Agathe Elsa Schmidt da Silva


04.03.08 | Advocacia

A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, prestigiou na tarde desta segunda-feira (03), a posse da nova desembargadora do TJRS, Agathe Elsa Schmidt da Silva. Além de Sulamita, estiveram presentes também, o procurador de Justiça do Estado, Juan Carlos Duran, representando o procurador-geral da Justiça, Mauro Renner, a defensora pública-geral do Estado em exercício, Léa Brito Kasper e o procurador-geral adjunto do Estado, José Guilherme Klieman. 

Agathe Silva bacharelou-se em Direito na Unisinos em 1981, e especializou-se em Direito Processual Civil na PUC em 1990. Ingressou na magistratura em 1982, e em 1985 já era juíza de Direito. Jurisdicionou as Comarcas de Santo Antônio da Patrulha, Bom Jesus, Flores da Cunha, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. Em 2002 Agathe passou a atuar como juíza-convocada no Tribunal de Justiça.
 
O desembargador pelo quinto constitucional, Gelson Rolim Stocker, saudou a nova desembargadora destacando seu trabalho na advocacia, e a importância da mulher na história, lembrando o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08/03.

Em seu discurso, a nova desembargadora fez uma retrospectiva da origem do Direito no Brasil ressaltando os 200 anos do Judiciário no país. Agathe destacou que continuará a missão de julgar os semelhantes e conflitos sociais. Lembrou que instantaneidade da informação acelera a mudança de costumes da sociedade. A magistrada falou sobre a reforma do Judiciário, salientado o processo virtual, a certificação digital e a requisição eletrônica de documentos, onde as informações processuais podem ser consultadas na internet, de qualquer lugar do mundo.