OAB/RS acompanhará gastos municipais


12.02.08 | Advocacia

A OAB gaúcha irá acompanhar os gastos dos poderes públicos em âmbito estadual. A partir de solicitação do presidente da entidade dos advogados, Claudio Lamachia, as 104 OABs localizadas em municípios do Interior (subseções) conclamarão os agentes públicos para que proporcionem a maior transparência possível às operações que envolvam as verbas públicas. “Daremos abrangência estadual à campanha que vem sendo conduzida em nível nacional pelo Conselho Federal da OAB, pois a sociedade brasileira exige completa lisura nos atos administrativos dos governantes”, destacou Lamachia, acrescentando que a entidade irá denunciar eventuais casos de mau uso do dinheiro público que forem verificados.

Claudio Lamachia aproveitou a presença, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (11/02), do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, para, em entrevista coletiva, anunciar a medida fiscalizatória nos municípios gaúchos. Sobre a questão do uso de cartões de crédito corporativos, Cezar Britto afirmou que o Congresso deve aprovar uma lei para especificar quais despesas do governo devem ser mantidas sob sigilo e quais podem ser de conhecimento da sociedade. “O sigilo tem de ser a exceção e nunca a regra”, disse o dirigente. Segundo ele, “o bem público deve ser destinado ao público, com finalidades públicas, sem caráter de pessoalidade e destinado exclusivamente à preservação de interesses igualmente públicos”.

Participaram ainda da entrevista coletiva a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, e conselheira federal da OAB gaúcha, Cléa Carpi da Rocha, o vice-presidente e o diretor-tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel e Luiz Henrique Cabanellos Schuh, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, Arnaldo Guimarães e o conselheiro federal da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon.


Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor