Exame de Ordem é importante para a cidadania, diz OAB/RS
21.01.08 | Advocacia
O presidente da OAB/RS, advogado Claudio Lamachia, reiterou, neste domingo (20), a importância do Exame de Ordem para aferir o nível de conhecimento técnico dos candidatos a advogados. "É fundamental que os profissionais tenham sólido saber jurídico para melhor poderem defender os direitos das pessoas", afirmou.
Neste sentido, segundo ele, "os futuros advogados serão os guardiães da Justiça, da cidadania e do Estado Democrático de Direito". Ontem , na Capital e em 15 OABs do Interior do Estado (subseções), foi realizado o Exame de Ordem 03/2007, que teve 5.091 inscritos para a prova objetiva. O teste prático-profissional ocorrerá no dia 24 de fevereiro e a lista definitiva dos aprovados será publicada no dia 2 de junho. "A aplicação da prova de hoje transcorreu de forma tranqüila", disse Lamachia.
O dirigente ressaltou que a principal preocupação da OAB, em termos nacionais, é com a qualidade do ensino jurídico, bastante precário em algumas regiões do país. "Com o surgimento desenfreado de novos cursos nos últimos anos, muitas faculdades demonstraram que não passam de caça-níqueis, pois não possuem condições mínimas para preparar um profissional. É puro mercantilismo", aponta Lamachia, acrescentando que, no Rio Grande do Sul, o nível dos cursos de Direito é um dos mais altos do país.
Com relação a um projeto de lei que está no Senado Federal e propõe a extinção do Exame de Ordem - no qual o bacharel precisa ser aprovado para poder exercer a Advocacia -, Claudio Lamachia considera que "está na contramão da história". "Outras entidades profissionais, semelhantes à OAB, estão propondo a aplicação de provas de conhecimento técnico, a exemplo do Exame de Ordem", observa o dirigente.