DF terá laboratório contra lavagem de dinheiro


20.12.07 | Diversos

O Ministério da Justiça assinou na terça-feira (18) com o MP-DF um acordo de cooperação técnica para a implantação em Brasília, do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O laboratório será realizado com verbas do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). Serão investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões na implementação de tecnologias que auxiliem o processo de investigação financeira.
 
Entre as novidades, estão os softwares voltados para análise de grandes volumes de informação. O secretário Romeu Tuma Júnior explicou que eles ajudam na produção de material conclusivo em um curto espaço de tempo. “Somente com o emprego de pessoal, (a investigação) demandaria anos e anos, mão de obra especializada, e, ainda assim, talvez não fosse possível alcançar um resultado concreto”. 
 
O LAB-DF será uma réplica da unidade modelo, inaugurada em julho deste ano, e que já teve eficácia comprovada na Operação Aquarela. O Procurador Geral da Justiça do DF, Leonardo Bandarra afirmou que “tem certeza de que os resultados e a repercussão serão muito positivos”. 

........
Fonte: MP - DF