O presidente do parlamento gaúcho, deputado Frederico Antunes, compareceu ao 2º Colégio de presidentes da OAB-RS. Em sua participação, o deputado ressaltou a importância do evento promovido pela Ordem, uma vez que, segundo ele, a entidade atua como "uma base de apoio, e fonte de informação para o parlamento gaúcho, conduzindo questões importantes".
Comentou sobre a atual administração (gestão 2006/2008), que "tem feito um trabalho incansável, defendendo a categoria dos advogados e lançando campanhas de extrema importância como a Agora chega, contra a impunidade" . Além disso, Antunes defendeu o Exame de Ordem promovido pela OAB, por considerar "importante para a sociedade que a entidade avalie a qualidade do ensino de Direito no Estado".
Antunes corroborou seu apoio à campanha da Ordem gaúcha contra o voto secreto em sessões do Poder Legislativo – Câmaras estaduais e federal e Senado Federal, dando o exemplo da Assembléia gaúcha, onde o voto é aberto.
Antunes também mencionou a força tarefa, intitulada de Caravana Todos pelo Rio Grande, que pretende organizar, em conjunto com senadores gaúchos e outras entidades, entre elas a OAB-RS, para que o governo federal pague o que deve ao Rio Grande do Sul, ressaltando que "esta não é uma briga partidária, oposicionista, e sim uma discussão com critérios para que o Rio Grande receba o que lhe é de direito".