A publicação das demonstrações contábeis da Seccional gaúcha da OAB, relativas ao segundo trimestre do exercício de 2007, ratifica o salutar compromisso da atual administração da entidade com a transparência dos seus atos.
A gestão participativa e transparente é a realidade da OAB/RS. No dia de ontem (07), o presidente e o tesoureiro, advogados Claudio Lamachia e Luiz Henrique Cabanellos Schuh, expediram o documento com as demonstrações contábeis relativas ao segundo trimestre de 2007.
"Recebemos a entidade com uma estrutura administrativa, financeira e patrimonial completamente defasada; imóveis depreciados pela falta de manutenção; móveis inadequados e sem conservação; equipamentos, notadamente computadores, obsoletos e em quantidade insuficiente" - diz um dos trechos da nota.
Nela vem revelado que a atual diretoria recebeu a entidade com um passivo superior a R$ 28 milhões.
Leia a íntegra da nota e acompanhe a demonstração do resultado do período.
"Completamos, em outubro último, dez meses à frente da administração da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul.
Durante esses meses, diariamente, enfrentamos dificuldades de toda ordem, decorrentes na sua quase totalidade, do enorme passivo e da elevada inadimplência, herdados por esta Administração.
Além da penúria financeira que nos foi imposta, a partir de uma dívida superior a R$ 28.000.000,00 (vinte e oito milhões de reais), recebemos a Entidade com uma estrutura administrativa, financeira e patrimonial completamente defasada. Imóveis depreciados pela falta de manutenção; móveis inadequados e sem conservação; equipamentos, notadamente computadores, obsoletos e em quantidade insuficiente para atender as necessidades da Entidade.
Diante desse gravíssimo cenário, priorizamos ações voltadas para a reestruturação administrativa e financeira da nossa Entidade, aprimorando controles internos, objetivando reduzir custos fixos e variáveis, e na outra frente, adotando medidas visando a recuperação da inadimplência.
Alguns avanços foram obtidos nestes dez meses de gestão. Os mais significativos, sem dúvida, estão no campo institucional. Com orgulho, vemos a nossa Entidade, depois de anos de omissão, voltar a ser protagonista na defesa da cidadania.
No aspecto organizacional, os resultados já são percebidos. O Setor de Contabilidade, hoje adaptado ao Provimento 101/2003, do Conselho Federal, publica regularmente, as demonstrações contábeis da Entidade. A Controladoria, atuando preventivamente e de forma a orientar todos os setores da Ordem, é um avanço na direção da profissionalização da gestão.
Contratos foram revisados, operando-se em proveito da Seccional, significativa redução de custos, sem no entanto, sacrificar a qualidade dos serviços prestados pela Entidade.
Paralelo a essas medidas, publicamos, no último dia 01 de Novembro, o “Programa de Recuperação de Anuidades – PRA”, que integra a campanha “FIQUE EM DIA COM A ORDEM”, e visa conceder aos inadimplentes uma única oportunidade para liquidarem os seus débitos, decorrentes de anuidades e multas inadimplidas, com algumas vantagens.
Concluindo, reiteramos o nosso firme propósito de administrar a Seccional do Rio Grande do Sul de forma transparente e participativa, prestando contas da nossa gestão, permanentemente, a todas as advogadas e advogados do nosso Estado".
Veja as Demonstrações Contábeis do 2º Trimestre/2007
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO PERÍODO
NOTAS EXPLICATIVAS
NOTA TÉCNICA Nº 03/2007