Universitários destacam grande credibilidade da OAB no País


28.09.07 | Advocacia

A OAB e a Polícia Federal são as instituições nacionais com maior credibilidade junto aos estudantes universitários de Aracaju, em Sergipe. O resultado foi apontado em pesquisa realizada nos dias 21 e 22 deste mês pelo Instituto Única, junto a 397 universitários. A OAB obteve o expressivo percentual de 16,8% dos votos na pesquisa, vindo logo em seguida da Polícia Federal (com 18,3%). Ainda na esfera federal, as instituições com menor credibilidade, segundo o estudo, são Senado Federal (0,9%) e Câmara dos Deputados (0,0%).

Na esfera estadual, no entanto, a OAB foi apontada como a instituição de maior credibilidade entre os aracajuanos, tendo recebido 15,6% dos votos dos estudantes, seguida do Ministério Público (9,1% dos votantes), Polícia Civil (3,5%), Tribunal de Justiça (3,3%), Polícia Militar (2,8%), Tribunal de Contas (2,5%), Assembléia Legislativa (0,5%) e Câmara Municipal (0,0%).

Da amostra total da pesquisa, 48,9% disseram não acreditar em nenhuma instituição, 13,4% não souberam responder ao questionamento e 0,5% apontaram outras entidades. Na esfera federal, as instituições com maior credibilidade junto aos aracajuanos são a Polícia Federal (18,3%) e a OAB (16,8%) e as de menor credibilidade, ainda segundo o estudo, são Senado (0,9%) e Câmara dos Deputados (0,0%).

Para 56,7% dos entrevistados em Aracaju, no Brasil é mais comum o político corrupto. Em seguida, vem o político que compra voto (17,4%) e depois aquele que rouba mas faz (11,1%). O político sério aparece com apenas 2% dos votos. Exatos 16,9% disseram que poderiam votar em um candidato político que rouba mas faz, 7,1% votariam naquele que compra voto e 6,2% no suspeito de praticar corrupção. Da amostra, 58% disseram que não votariam em quem não tivesse conduta ilibada, 6,4% não souberam responder ao questionamento e 5,5% declararam outras respostas, conforme comentou Alexandre Wendel, diretor do Única, que detectou decepção dos jovens com os políticos e as instituições.

Ainda segundo o levantamento, a corrupção está presente em todos os níveis, mas para 28,7% dos entrevistados ela se faz mais presente na política. Entre os demais assuntos pesquisados, 34,3% dos estudantes universitários concordam plenamente com a afirmação de que “no Brasil só vai preso pobre, preto e prostituta” e outros 42,3% concordam parcialmente com a assertiva. Ainda nesse campo, 23,4% concordam plenamente com a afirmação do presidente Lula de que, em seu governo, a Polícia Federal realizou muito mais operações que em outros tempos.

A frase “a polícia prende e a Justiça solta” tem a concordância plena de 45,3% e parcial de 38,8%, conforme o Instituto Única, que registrou a discordância de 9,8%. Ainda na seara da Justiça, 47,1% concordam plenamente que “o Código de Processo Penal é uma válvula de escape para a impunidade no Brasil”, e 29,2% concordam parcialmente. Outros 11,3% discordam e 12,3% não souberam opinar.

........................
Fonte: OAB - Conselho Federal
Informações complementares - Redação do JORNAL DA ORDEM