Advogado devolve medalha “Mérito Santos-Dumont” em respeito à memória das vítimas dos acidentes da Gol e da Tam
28.09.07 | Diversos
Por Lauro Rocha,
da Redação do Jornal da Ordem
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve presente na tarde desta quinta-feira (27/9) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Na ocasião, o advogado e presidente da Andep – Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo - Cláudio Candiota Filho, e o comandante aposentado da Varig, Ramiro Martinez Filho, devolveram seus certificados e medalhas do
“Mérito Santos-Dumont”. Elas foram encaminhadas pela agência dos Correios localizada no saguão do aeroporto.
Criada pela Força Aérea Brasileira em 5 de setembro de 1956, a medalha
“Mérito Santos-Dumont”, é concedida aqueles que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou que, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores.
Candiota e Martinez tem respectivamente, 38 e 39 anos de serviços prestados a aviação brasileira. No entanto, constrangidos com a concessão da láurea em julho passado, aos dirigentes da Anac - apenas dois dias depois do acidente com o avião da Tam em Congonhas - decidiram, em respeito à memória das vítimas das tragédias da Gol e da Tam, devolver suas medalhas.
Emocionado, Candiota declarou
“tomo esta atitude, com profunda dor, pois muito me orgulho de possuir tão relevante distinção. Entretanto, os fatos não me oferecem alternativa”. Candiota complementou,
“hoje faz 60 dias do acidente da Tam e daqui a 2 dias faz um ano do acidente da Gol, e neste período nenhuma medida foi tomada para evitar outras tragédias”.
No recente acidente da Tam, ocorrido em Congonhas, estavam os presidentes das Comissões Especiais de Direito Desportivo e de Precatórios da OAB/RS, respectivamente, Paulo Rogério Amoretty Souza e Paulo de Tarso Dresch da Silveira.
Em apoio a Candiota e Martinez, estiveram presentes ao ato representantes da Abav/RS, o coordenador do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, Alcebíades Santini, da Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig, além de parentes de vítimas dos recentes acidentes aéreos.