OAB e TST celebram convênio para agilizar inclusão digital
26.09.07 | Diversos
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e o presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Britto, assinaram ontem (25) o termo de cooperação técnica e institucional que possibilitará ao TST e aos Tribunais Regionais do Trabalho brasileiros terem acesso ao Cadastro Nacional dos Advogados, gerenciado pela OAB. "A partir dessas assinaturas, estamos celebrando a inclusão da advocacia e da magistratura trabalhista em um mundo do qual não podíamos mais estar afastados, o da inclusão digital, como muito mais segurança para as partes e para o Poder Judiciário", afirmou Cezar Britto.
O convênio entre TST e OAB visa a ampliar o controle e a segurança do exercício profissional para a prática dos atos processuais a partir do meio eletrônico. A solenidade de assinatura do termo foi realizada na sede do TST, com a presença de vários ministros da Corte, do diretor-tesoureiro da OAB, Ophir Cavalcante Junior, o presidente da Comissão Especial de Tecnologia da Informação da OAB, Alexandre Atheniense, e os presidentes das Seccionais da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, e de Santa Catarina, Paulo Borba.
O presidente do TST ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a Corte e a OAB, afirmando que a advocacia e a magistratura são irmãos siameses, "não havendo técnica cirúrgica capaz de separá-los". Ao dar ênfase a essa parceria, Rider de Brito elogiou a segurança que os termos do convênio propiciarão para a prática jurídica e para o uso seguro do meio eletrônico. "Nada melhor do que ter a segurança de saber que aquele advogado está habilitado e apto para realizar todas as suas funções".
......................
Fonte: OAB – Conselho Federal