Juíza suspeita de envolvimento com traficante é promovida
12.09.07 | Diversos
A juíza Olga Regina Guimarães, que inocentou o traficante colombiano Gustavo Duran Bautista, acusado de enviar meia tonelada de cocaína para a Europa, foi promovida. Ela assumiu o novo cargo nesta segunda-feira, em Salvador. A juíza faz parte de um grupo de 50 magistrados transferidos para a capital da Bahia e promovidos por antigüidade ou merecimento. No caso de Olga, foi só pelo tempo.
Na semana passada, o TJ da Bahia abriu um inquérito para investigar as ligações da juíza com Bautista, que foi preso no Uruguai em agosto com 500 quilos de cocaína. A droga era do cartel colombiano de Juán Carlos Abadia, que foi preso em São Paulo, também no mês passado.
As investigações comprovaram que no mês de junho a juíza Olga Regina e o marido dela foram até uma casa em São Paulo fazer uma visita ao traficante. O encontro foi confirmado pela filha mais velha do colombiano em depoimento à PF. Ela disse que o pai e a juíza conversaram reservadamente e que não foi a primeira vez que os dois estiveram juntos.
“É uma situação bastante delicada. Eu acho que seria razoável o afastamento dela para que o tribunal pudesse apurar todos os fatos”, disse o procurador-geral de Justiça, da Bahia, Lidivaldo Britto.
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Benito Figueiredo, disse que a denúncia é grave. Mas que, por enquanto, a juíza não será afastada.
.................
Fonte: O Globo