Prestação de contas representa 38% dos processos éticos da OAB/RS


04.09.07 | Advocacia

Na edição de segunda-feira (03) do Jornal do Comércio, na coluna do jornalista Fernando Albrecht, foi publicado, de forma equivocada, que 38% dos advogados gaúchos estariam respondendo a processos éticos, por não repassarem aos clientes o valor recebido em ações judiciais.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, advogado  Sérgio Leal Martinez, explica que, na verdade, o percentual (38%) citado pelo jornalista, refere-se apenas aos feitos que tramitam no TED, ou seja, aproximadamente 400 processos, de um universo de 1.100. O próprio Albrecht já tratou de, na edição de hoje (04) melhor esclarecer seus leitores.

Desta forma, são cerca de 400 advogados que enfrentam processos éticos pela não-prestação de contas a seus clientes.

Neste ano, de 15 de maio até 28 de agosto, já foram julgados 1.650 processos pelo TED, que é o órgão julgador e consultivo da conduta profissional dos advogados; 1.112 processos ainda estão tramitando.

O TED, que é composto por 67 advogados, mais o presidente e o vice da Ordem gaúcha, já suspendeu o registro de 2.805 advogados. O tribunal tem sessões de julgamento marcadas até o próximo mês de outubro, que envolvem cerca de 480 processos. Uma média de 240 processos são julgados por mês.