Justiça apreende remédio dentro de gabinete do secretário da Saúde


03.09.07 | Diversos

Um oficial do TJ do Rio de Janeiro apreendeu na sexta-feira (31), no gabinete do secretário da Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, 28 ampolas do medicamento Copaxone. A medida de urgência foi determinada pelo desembargador Jorge Luiz Habib, da 18ª Câmara Cível do TJ do Rio de Janeiro, para socorrer um portador de esclerose múltipla que há 44 dias tentava, sem sucesso, receber o remédio do governo.

Autor do mandado de segurança, Marcos Paulo Oliveira Lopes, obteve uma liminar no dia 17 de julho. O governo do Estado deveria fornecer a ele o medicamento com o elemento ativo Acetato de Glatirâmer 20mg, cujo nome fantasia é Copaxane.

De posse da decisão, o pai de Marcos, José Paulo Lopes, chegou a ir inúmeras vezes à Secretaria de Saúde. Porém, em todas as tentativas, foi informado pelos funcionários que o remédio estava em falta.

O desembargador Jorge Luiz Habib ordenou então a imediata busca e apreensão do produto no depósito da secretaria, em Niterói, onde também nada foi encontrado. Considerando que a ordem judicial havia sido desobedecida pelo Estado, o desembargador decidiu que nova diligência deveria ser realizada no gabinete do secretário da Saúde, o que foi cumprido na tarde desta sexta.

O remédio apreendido foi levado para o Departamento de Saúde do TJ-RJ para entrega ao autor da ação.

....................
Fonte - jornal O Globo.