Grande número de advogados quer participar do debate sobre as ações de poupança


15.08.07 | Advocacia

Quase uma centena de advogados se inscreveu para participar, na sexta-feira (17),  do debate promovido pelo Centro de Estudos do TJRS com o tema "Diferenças de poupança: ações coletivas e direitos individuais". Comporão o painel um advogado, desembargador, um juiz de primeiro grau, um representante do Ministério Público e um representante da Defensoria Pública.  

O representante da OAB-RS será o advogado César Souza, conselheiro seccional e  vice-presidente da Comissão de Acesso à Justiça da entidade. Cada um dos debatedores terá dez minutos para pronunciamento informal e objetivo sobre o tema, após o que se seguirá debate com os presentes.
 
A  Ordem gaúcha tinha assegurado 20 vagas para assistentes para participar dos debates. Como a entidade avaliou que o assunto é de grande relevância para a Advocacia, estas vagas foram ontem (14)  colocadas à disposição dos interessados.

Como o número de profissionais da Advocacia que manifestaram interesse em participar foi muito grande, a OAB-RS está gestionando junto ao Centro de Estudos do TJRS a possibilidade de o número de 20 vagas ser ampliado. Assim, a relação dos profissionais da Advocacia que forem credenciados será veiculada na edição de amanhã (16) do Jornal da Ordem.

As aproximadamente 78 mil ações individuais de cobrança das diferenças de remuneração das cadernetas de poupança decorrentes dos sucessivos planos econômicos estão suspensas pelos magistrados dos Juizados Cíveis de Porto Alegre.

A decisão dos juízes de suspender a tramitação das ações foi apreciada na última sessão do Conselho Seccional da OAB que, por unanimidade, posicionou-se contrariamente à paralisação e delegou à diretoria da Ordem gaúcha as providências pertinentes.