Walter José Diehl, 90 de idade, 67 de Advocacia
08.08.07 | Advocacia
Nem o chuvoso e frio inverno porto-alegrense afasta da rotina de trabalho o advogado Walter José Diehl, que - mesmo aos 90 anos de idade - não pensa em aposentadoria.
"Em que pese a idade, não penso em deixar a Advocacia. A idade debilita o corpo, mas a mente se mantém em forma”.
Diehl lembra com emoção do início da carreira, quando recebeu das mãos do próprio Osvaldo Vergara, em 1940, a carteira de advogado
.”Tive a honra de receber minha identidade profissional pelas mãos do então presidente da OAB/RS, Osvaldo Vergara e também do então secretário-geral, Eloy José da Rocha”.
Sobre Vergara, Diehl lembra dos tempos em que tiveram um convívio mais próximo.
“Ele era um homem muito dinâmico e capaz. Um ilustre cultor da linguagem jurídica e também da língua portuguesa”, lembrou.
Além da Advocacia, Walter Diehl foi também professor. Aos 30 anos já lecionava na Faculdade de Direito da PUCRS. Mais tarde deu aulas também na Escola Superior de Comércio e na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.
Na Ordem, Diehl participou da Comissão de Estudos sobre Legislação Tributária, Comissão Especial da Reforma Constitucional, e recebeu voto de louvor em 2000, por seu trabalho como procurador da OAB/RS.
Ele será um dos advogados que, no dia 11 de agosto às 17h, receberá a Comenda Osvaldo Vergara, a mais alta distinção concedida pela OAB/RS, destinada a profissionais da Advocacia que honram a classe por relevantes serviços prestados.
Sobre a homenagem promovida pela Ordem gaúcha, Diehl diz sentir-se comovido.
“Estou extremamente honrado, com elevado sentimento de felicidade, pelo gesto da nossa Ordem".
........................
Leia tambémOAB-RS homenageia advogados com a Comenda Osvaldo Vergara
Outros homenageados
*
Omar Ferri
*
Roberto Farinon
*
Luiz Carlos Levenzon*
Armando José Farah*
Antonio Carlos Filippe