Interditada a Rua da Ladeira, em Rio Pardo (RS)


31.05.07 | Ambiental

O Ministério Público Federal informa que a proibição do tráfego de veículos na histórica Rua da Ladeira, centro de Rio Pardo, foi determinada pela Prefeitura do município, que acatou a recomendação daquele órgão, já que referido logradouro, o primeiro do Estado a ser pavimentado, corre risco de deterioração.

A procuradora da República em Santa Cruz do Sul, Jaqueline Buffon, explica que já em agosto de 2005, em reunião com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), MPF e Prefeitura de Rio Pardo, ficou acordado, por sugestão do Instituto, que o município elaboraria uma proposta de fechamento parcial da rua, em período experimental.

Sem que providências efetivas fossem tomadas, desde então, o MPF instaurou em 16 de abril deste ano, inquérito civil público, objetivando acompanhar e incentivar as medidas necessárias para as atividades de recuperação, de interdição, parcial ou total da via para o trânsito de veículos e de colocação de redes subterrâneas de luz, telefonia, água e esgotos.

No entender da procuradora Jaqueline, a Rua da Ladeira traduz importante testemunho da história da região e do Estado. "Sua conservação e manutenção às gerações recentes e vindouras, além de demonstrar respeito e consciência em relação aos tempos pretéritos e às populações que habitaram o núcleo histórico riopardense, também se mostra imperiosa e urgente como forma de se garantir o acesso à cultura e ao conhecimento e como modo idôneo de consolidação identitária de promoção da auto-estima” - afirma. (Com informações da Procuradoria da República no RS).