Porto Alegre e Curitiba são as primeiras do Brasil em número de fumantes


25.05.07 | Diversos

Porto Alegre e Curitiba são as duas primeiras cidades do Brasil em número proporcional de fumantes, com idade a partir de 15 anos. A informação é do inquérito domiciliar feito pelo Instituto Nacional do Câncer e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, entre 2002 e 2003 em quinze capitais.

O estudo mostrou que 25% da população porto-alegrense fumam. Os curitibanos vêm em segundo, com 21%. No Brasil, a média de fumantes é de 19%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer de pulmão; 85% das mortes por enfisema pulmonar; 25% das mortes por enfarto do miocárdio e 25% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC ou derrame).

"Portanto, o hábito de fumar é responsável por seis das dez causas de morte mais freqüentes entre a população de Curitiba", informa o coordenador do Programa de Controle do Tabagismo na SMS, o médico epidemiologista, João Alberto Lopes Rodrigues. No Brasil, a estimativa é de que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. (Com informações da Folha de Londrina).