Advogada vítima da poeira do 11 de setembro entra na lista de mortos


25.05.07 | Diversos

A advogada americana Felicia Dunn-Jone, que morreu por inalação de poeira, ingressa na lista das vítimas fatais nos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center. Ela faleceu cinco meses depois dos atentados.

Mas só ontem, oficialmente, o médico legista de Nova York, Charles Hirsch, reconheceu que ela desenvolveu sarcoidose, uma doença pulmonar rara, devido à aspiração de poeira - que incluía chumbo, vidro, cimento e asbesto.

Em um laudo, Hirsch afirma ter certeza “sem dúvida de que a poeira contribuiu para a morte”. Com isso, o registro da morte de Felicia será alterado de causa natural para homicídio. Com a inclusão do nome na lista, o número de mortos devido aos atentados subiu para 2.750.

A decisão abre caminho para que dezenas de outras pessoas consigam entrar na lista das
vítimas dos atentados, principalmente integrantes de equipes de resgate. Centenas de pessoas ainda sofrem com problemas pulmonares depois de aspirar a poeira tóxica.

Nesta semana, as empresas seguradoras do World Trade Center anunciaram que vão pagar US$ 4,5 bilhões para a reconstrução do Marco Zero.