Quatro funcionários da empresa norte-americana JetBlue e um oficial correcional da cidade de Nova York foram presos ontem (09) sob acusações de gastos excessivos com cartões de crédito esquecidos por passageiros com pressa de pegar os vôos. As prisões ocorreram no momento em que a companhia aérea de baixo custo luta para reafirmar sua credibilidade, depois que uma tempestade em fevereiro provocou o cancelamento de cerca de 1.200 vôos e deixou passageiros presos e irritados dentro de aviões impossibilitados de decolar durante horas.
Uma investigação realizada em Manhattan revelou que os cinco envolvidos, que incluem três funcionários de atendimento ao cliente e um comissário de bordo, saíram comprando de tudo com cartões de crédito e de débito pertencentes a clientes da JetBlue.
Os cartões foram usados para realizar compras em lojas de bebidas, restaurantes e lojas como Bloomingdale´s e Victoria Secrets. O porta-voz da JetBlue Bryan Baldwin declarou que "a empresa está cooperando inteiramente com as investigações e que os quatro funcionários foram suspensos". As informações são da Globo.com.
Os investigadores foram alertados sobre o esquema em 7 de junho de 2006, depois de um estudante de direito voando de Nova York para Boston ter esquecido seu cartão de crédito em um terminal da JetBlue no aeroporto John F. Kennedy. O cartão foi posteriormente usado para pagar despesas de mais de US$ 500, em lojas.
Os incidentes já desbordaram em ações cíveis de indenização. Segundo um agente do Ministério Público, como "os aeroportos costumam ser estressantes, funcionários da ré se aproveitaram desse estresse quando os clientes, preocupados com os horários das viagens, sem querer, deixavam os cartões de crédito com funcionários da JetBlue, ironicamente trabalhando no atendimento ao cliente".
Em vez de oferecer assistência, esses funcionários roubaram os passageiros.