Disputa entre bonecas Barbie e Bratz vai parar na Justiça americana


30.04.07 | Internacional

Uma disputa entre dois grandes fabricantes de brinquedos dos EUA vai levar os nomes das bonecas Barbie e Bratz aos tribunais. Reportagem publicada na sexta-feira (27) pelo jornal britânico Finantial Times, revela que o problema se deve ao fato de a Bratz, com apenas sete anos de vida, estar próxima de acabar com a liderança de quase 50 anos da Barbie no mercado.
A Mattel, fabricante da Barbie, diz que o criador da boneca Bratz vendeu o projeto para a companhia MGA Entertainment enquanto ainda trabalhava na empresa. A MGA rebate as acusações e diz que a Mattel usa táticas de intimidação por não conseguir lidar com a concorrência.

Em entrevista ao jornal, o diretor-executivo da MGA, Isaac Larian, diz que a Bratz foi criada para ser uma alternativa à Barbie, que não representaria a “diversidade” entre os consumidores do produto.

Segundo pesquisas de mercado, as vendas das duas bonecas estão praticamente empatadas, sendo que a Barbie ficou atrás da concorrente nas vendas no fim do ano passado.

Barbie

Boneca Bratz em quatro versões