Cineasta francês Luc Besson vem filmar ecocídio no Brasil


23.04.07 | Ambiental

O cineasta francês Luc Besson não apenas repensou a aposentadoria como vai filmar no Brasil. Em parceria com o fotógrafo e roteirista Yann Arthus-Bertrand, Besson rodará um filme com temática ecológica, Boomerang, em mais de 60 países. No Brasil, já na semana que vem, Besson terá como locação uma área de plantação de soja.

Segundo declaração de Arthus-Bertrand, as áreas de floresta tropical no país estão sendo destruídas para dar lugar às plantações, que abastecem as demandas dos países de Primeiro Mundo. "Os problemas da Terra estão todos interligados, e o filme será um reflexo disso. Nós vamos rodar nos lugares mais belos do planeta", disse.

Num movimento inusual na indústria, Besson e Arthus-Bertrand planejam estrear Boomerang em 2008, e quando a arrecadação do filme equacionar o custo do filme, mais 10% de lucros, ele passará a ser distribuído gratuitamente. Segundo o fotógrafo, é uma maneira de chegar a mais pessoas.

A produção é da companhia independente francesa Elzevir Prods e da Europacorp de Besson.

Segundo a enciclopédia virtual Wikipedia, Luc Besson é considerado por muitos o Steven Spielberg francês. Entre os seus filmes mais célebres, contam-se Le Grand Bleu (1988), que se tornou um filme cultuado para toda uma geração de franceses, Nikita (1990), que lhe abriu as portas do mercado cinematográfico internacional, Léon (1994), O Quinto Elemento (1997) - o filme mais caro da história do cinema francês - e Joana d´Arc (1999). (Com informações do saite http://www.omelete.com.br/  e da Wikipedia).

O que é ecocídio

Ecocídio é o conjunto de ações realizadas com a intenção de perturbar ou destruir, em todo ou em parte, o ecossistema humano.

O ecocídio abrange o uso de armas de destruição maciça, nucleares, bacteriológicas ou químicas; a tentativa de provocar desastres, pretensamente, naturais; a utilização militar de desfolhantes; o uso militar de desfollhantes para alterar a natureza e qualidade dos solos ou então para provocar o risco e o aparecimento artificial de doenças; o arrasamento de bosques e de terrenos de cultivo para efeitos miliatres; ou a tentativa de mudar a meteorologia ou o clima com fins hostis; e, finalmente, a expulsão em grande escala, pela força e de forma permanente, dos seres humanos ou de animais em geral do seu local habitualde residência para facilitar a consecução de objectivos militares ou de outro tipo.

O conceito de ecocídio pode ainda estender-se analiticamente para descrever os modelos destrutivos contemporâneos, bem como a degradação ambiental global e a extinção antropogénica em massa das espécies. (Extraído do livro de Franz J. Broswimmer, Ecocídio)