Em Alegrete, presidente da OAB/RS participa do Tertúlia da Advocacia – O Direito em Terras Farrapas


26.08.25 | Advocacia

Entre os dias 19 e 22 de agosto, a subseção de Alegrete da OAB/RS realiza o “Tertúlia da Advocacia – O Direito em Terras Farrapas”, evento que tem o propósito de valorizar a história, integrar gerações de advogados e acadêmicos e projetar o futuro da advocacia local. Através da programação, também se promove um espaço de aprendizado, convivência, reencontros e de fortalecimento da identidade como classe.

Outro propósito do evento é aproximar a capital do interior. Presente no evento na quinta-feira, 21 de agosto, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, reafirma este compromisso. Além de prestigiar a ação, ele foi palestrante e, com o tema “Papo sem fronteiras”, apontou desafios e questões atuais da profissão. “Vivemos um período de profundas transformações na advocacia. A tecnologia e o processo eletrônico vêm remodelando nossa rotina profissional, desafiando-nos a evoluir constantemente. Nesse contexto, momentos como este — de encontro, de reflexão e de celebração — tornam-se ainda mais significativos, pois reafirmam os nossos valores, a nossa identidade e os propósitos que nos unem. Este evento também tem um papel simbólico e estratégico: fortalecer os laços entre a capital e o interior, demonstrando que a advocacia gaúcha é una, coesa e forte.”

O presidente da subseção, Márcio da Rosa Montes D’oca, reforça que o evento é uma oportunidade única para reafirmar o papel da advocacia como guardiã da cidadania e da justiça. Ele destaca, também, que a presença do presidente da Ordem gaúcha   simboliza o reconhecimento e a valorização da advocacia alegretense dentro do contexto estadual, reafirmando que cada subseção é essencial para o todo da entidade. “Para nós, é motivo de grande alegria e orgulho poder contar com a presença do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia. A sua vinda a Alegrete não é apenas uma honra, mas também um gesto de reconhecimento à advocacia do interior, à força das nossas subseções e ao trabalho incansável de cada advogado e advogada que, aqui na fronteira, enfrentam os desafios da profissão com coragem e dignidade”.

Com o Tertúlia da Advocacia, a subseção de Alegrete quer apresentar sua sede local como espaço de convivência, de aprendizado e de serviços à advocacia. “Nossa casa está de portas abertas, não apenas como estrutura física, mas como símbolo de acolhimento, integração e apoio ao advogado e à advogada”, finaliza D’oca.

Fonte: OAB/RS