Conselho Pleno da OAB/RS aprova contas de 2024 e destaca investimentos diante da catástrofe climática


03.07.25 | Advocacia

Na tarde da sexta-feira (27), durante a sessão ordinária referente ao mês de junho, o Conselho Pleno da OAB/RS aprovou, por unanimidade, as contas da Ordem e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS) referentes ao exercício de 2024. A proposta orçamentária da CAARS para o exercício de 2025 também foi aprovada durante a sessão.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o compromisso da entidade com a transparência, a responsabilidade e a confiabilidade administrativa. “Foi por meio de uma gestão profissional das nossas contas que, desde 2007, a Ordem gaúcha superou uma dívida milionária e passou a operar com superávit. Isso nos permite seguir investindo cada vez mais na advocacia, mesmo em momentos desafiadores como o que vivemos com a catástrofe climática de 2024. Tanto a Ordem quanto a Caixa redirecionaram recursos e esforços para atender as necessidades da classe diante daquele difícil cenário”, afirmou.

Lamachia cumprimentou toda a diretoria da OAB/RS e da CAARS, com menção especial aos diretores-tesoureiros, Jorge Fara e Matheus Ayres Torres, respectivamente, pelo trabalho desenvolvido ao longo do exercício. Conselheiros e conselheiras registraram votos de louvor à atuação das diretorias da Ordem e da CAARS na condução das finanças institucionais.

Referência para outras seccionais

O diretor-tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara, reforçou o papel coletivo na construção dos resultados. “Essa aprovação é reflexo de um esforço conjunto. Temos atuado de forma integrada, com participação ativa do Conselho e transparência nos processos, em um modelo que tem servido de referência inclusive para outras seccionais”, pontuou.

A presidente da CAARS, Neusa Bastos, agradeceu o reconhecimento e comentou sobre o momento vivido pelas instituições. “Mesmo em um ano difícil, conseguimos manter os compromissos e avançar em ações importantes para a advocacia. A aprovação das contas mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. Neusa também apresentou as próximas iniciativas da Caixa, como o Arraial da Advocacia, marcado para o dia 5 de julho, a Campanha do Agasalho e a blitz OAB CAARS.


Sustentabilidade e ESG

Na mesma sessão, o Conselho Pleno aprovou a criação de uma resolução que retoma o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da OAB/RS. O projeto prevê a formação de um comitê gestor com integrantes indicados a partir de estudo realizado pela Comissão de Direito Ambiental (CDA) da OAB/RS, com o objetivo de atualizar práticas e incorporar diretrizes relacionadas à governança ambiental, social e corporativa (ESG). O presidente Leonardo Lamachia celebrou a aprovação da proposta e assegurou a destinação de recursos para o fortalecimento das ações voltadas à sustentabilidade institucional.

Pauta

Ainda durante a sessão, o Pleno também deliberou a aprovação de novos membros julgadores para o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da casa. A pauta seguiu com o julgamento de processos.

Fonte: OAB/RS