A Ordem gaúcha participou, na quarta-feira (7), da Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho. Representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, que estava em Cachoeira do Sul para a posse da subseção, a vice-presidente da entidade, Claridê Chitolina Taffarel, esteve no ato realizado em frente aos prédios das varas trabalhistas de Porto Alegre e que contou com a participação de diversas entidades ligadas à Justiça trabalhista. No mesmo dia, Pelotas também recebeu o ato nas varas do trabalho do município. As entidades da advocacia trabalhista com atuação no Estado – ABRAT, AGETRA, SATERGS e ABA – também participaram da mobilização.
Em Cachoeira do Sul para a posse da subseção, Lamachia afirmou que a entidade, ao participar da mobilização pela Justiça do Trabalho, cumpre o seu papel institucional perante a sociedade do Rio Grande do Sul. “Em nome da advocacia gaúcha, reafirmo o nosso compromisso com a defesa da advocacia trabalhista e da competência da Justiça do Trabalho na forma da Lei como está previsto na Constituição Federal”, afirmou, dizendo que a entidade “seguirá pugnando pela boa aplicação das leis” e pela “defesa integral do Estado Democrático de Direito”.
Presente no ato em Porto Alegre, a vice-presidente da Ordem gaúcha disse que a participação da OAB/RS na mobilização representa o fortalecimento da Justiça do trabalho e a defesa do exercício profissional da advocacia que atua na área. “Seguiremos defendendo o cumprimento das leis, pois a nossa Constituição é absolutamente clara, no seu artigo 114, ao definir as competências da Justiça trabalhista. Contem com a OAB/RS nesta luta”, declarou.
Trabalho institucional
Lamachia também lembra do trabalho institucional da OAB gaúcha em parceria com as entidades representativas da advocacia trabalhista. “Desde 2022, no início da nossa gestão, estamos caminhando juntos, com muito diálogo e ações efetivas, pelo fortalecimento da advocacia trabalhista”, lembrou, citando as diversas reuniões já realizadas entre a OAB/RS, as entidades e a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul.
Presenças
Também acompanharam o ato desta quarta-feira, em Porto Alegre, representando a OAB/RS: a secretária-geral e a secretária-geral adjunta da Ordem gaúcha, Ana Lúcia Piccoli e Regina Soares, respectivamente; as conselheiras estaduais da OAB/RS Maria Cristina Carrion, Andrea Campos e Renata Gabert de Souza; o presidente e o vice da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista (CEAT) da Ordem gaúcha, Raimar Machado e Fabrício Fay, respectivamente. Esse é o segundo ano consecutivo em que a OAB/RS participa da mobilização.
Participaram, ainda, a corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti; o diretor do Foro Trabalhista de Porto Alegre, juiz Jorge Alberto Araujo; o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Cristiano Vilhalba Flores; a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS, Márcia Somenzi; a presidente da Associação Gaúcha da Advocacia Trabalhista (Agetra), Caroline Ferreira Anversa; entre outras autoridades.
Fonte: OAB/RS